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Treine sua mente

Use e abuse de nossos exercícios para fortalecer a memória. Todos cientificamente comprovados

Texto Gisela Blanco

Estudos mostram que viver em cidades reduz a capacidade da memória em até 70%. Mas você pode aprender a guardar melhor as informações que recebe todos os dias. Hábitos como olhar para imagens da natureza, como em um quadro ou foto, já ajudam. Ler bastante e ficar à toa, dando tempo para o cérebro processar e reforçar as memórias adquiridas, também ajuda. Abaixo, alguns exercícios para você praticar um pouco mais.

Velocidade da memória

1. Pense nos dias da semana e fale o nome deles em ordem inversa (começando pelo sábado). Repita o exercício até dominá-lo. Depois, recite os nomes em ordem alfabética.
2. Faça esses mesmos exercícios (ordenar inversa e alfabeticamente) com os nomes dos 12 meses do ano.

Memória episódica

1. Anote todos os detalhes sobre determinado acontecimento (a cor da roupa que você usou numa festa, por exemplo). Sete dias depois, relembre esse evento e faça novamente uma descrição dele. Compare os dois textos e assinale as diferenças. Repita o exercício, com outros eventos, até minimizar o seu grau de erro.

Nomes e endereços

1. Transforme endereços em símbolos. Exemplo: a rua Maestro Torquato Amore vira uma nota musical, o número 4 inclinado e um coração.
2. Feche os olhos e pense em alguém. Mentalize a imagem dessa pessoa com o nome escrito na testa dela. Repita o processo com todo mundo que você conhece.

Memória visual

1. Observe o ambiente onde você está e imagine uma linha diagonal que o atravessa. Feche os olhos e tente se lembrar dos objetos que passam por essa linha imaginária.
2. Olhe ao redor e ache 5 coisas que caberiam no seu bolso – e 5 que não caberiam de jeito nenhum. Feche os olhos e tente se lembrar de cada uma.