GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Trem japonês sai 25 segundos antes da hora e causa revolta

A companhia ferroviária teve de se desculpar pelo "grande inconveniente".

Pode parecer pouco, mas 25 segundos, nesse caso, foram demais. A eficiência do transporte público japonês é conhecida justamente por causa de sua pontualidade – por isso, quando um trem saiu 25 segundos adiantado da estação Notogawa, perto de Kyoto, o caos se instalou. O incidente ocorreu na última sexta-feira (11/05) de manhã: era para o transporte ter saído às 7h12min, mas ele acabou deixando a estação às 7h11min35s.

A causa do adiantamento do trem foi uma confusão do condutor, que entendeu errado a hora da partida e enviou o sinal para o trem sair um pouco antes. O maior problema foi que ainda havia passageiros tentando entrar no trem de 12 vagões, e uma pessoa reclamou para a companhia ferroviária. Depois do trem das 7h12, outro que iapara a mesma estação só passava às 7h19. Seis minutos de atraso, em um país como o Japão, é algo bem sério. A companhia ferroviária JR West postou um pedido de desculpas em seu site.

Ano passado, um caso parecido aconteceu em Tóquio, e se espalhou pelas redes sociais. A empresa também se desculpou, mas, na época, nenhum passageiro reclamou. Agora, com a contestação de uma pessoa, a situação ficou um pouco mais feia para a companhia responsável pelo trem. E JR West sabe disso “O grande inconveniente que colocamos nossos clientes foi realmente indesculpável”, declarou a empresa em comunicado.