GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Upanishads

Anônimo

NOME ORIGINAL – Upanishads (Índia)
EDIÇÃO NO BRASIL – Ibrasa; 1997

DO QUE TRATA

Os Upanishads derivam do mais antigo texto hindu, os Vedas, que formam a base de toda a fi losofi a do hinduísmo. Originalmente eram cerca de 200 textos, mas 12 são considerados os mais importantes. Por meio de diálogos entre mestre e discípulo, os Upanishads falam sobre a compreensão da alma humana (Atman) e o caminho para se atingir a realidade absoluta (Brahman).

QUEM ESCREVEU

O autor dos textos é desconhecido, mesmo após estudiosos tentarem em vão descobrir sua identidade. Foi o filósofo Shankara quem compilou os 10 mais importantes e acrescentou comentários que até hoje influenciam a cultura hindu.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Os Upanishads também são chamados Vedantas (o fim dos Vedas, escrituras religiosas hindus), não apenas por serem os últimos textos a ser concluídos, mas por reunirem os ensinamentos mais importantes. Eles tratam de filosofia e meditação e são considerados a essência do pensamento hindu (religião seguida hoje por mais de 500 milhões de pessoas no mundo), a busca do indivíduo por uma conexão com o universal, a realidade absoluta. Os Upanishads e o Mahabharata (leia sobre ele na página 23) se completam: os primeiros têm uma conotação filosófica e o segundo, uma importância cultural.