GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

A Origem das Espécies

Charles Darwin

NOME ORIGINAL_On the Origin of Species by Means of Natural Selection (Inglaterra)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Hemus; 2002

DO QUE TRATA

Trata-se de um estudo detalhado sobre as espécies animais e vegetais a partir de informações coletadas pelo autor durante sua viagem de 5 anos no navio Beagle, da Marinha inglesa, como naturalista. Darwin percorreu o mundo (passou pelo Brasil, pelos pampas argentinos, pelas Ilhas Galápagos, etc.) registrando o que podia sobre as espécies que encontrava. Observando a distribuição do seres vivos em diferentes circunstâncias geográficas ele montou a teoria da seleção natural, provando que havia adaptações peculiares de cada espécie de acordo com o ambiente em que se encontravam. Ou seja, os indivíduos mais aptos aos locais que se encontravam sobreviveriam mais. Com essas teorias, Darwin questiona, inclusive, o conceito de que a Terra seria estática. Porque se existem espécies iguais em locais distantes, o planeta, como um todo, também está em constante mutação. A linguagem de A Origem das Espécies é bastante acessível e há, no final da obra, um glossário para que os leigos entendam os termos técnicos de biologia.

QUEM ESCREVEU

Charles Robert Darwin (1809-1882)nasceu numa família rica da Inglaterra e, por isso, educado nas melhores instituições da época. Foi na Universidade de Cambridge que ele conheceu o botânico John Henslow, que o influenciou na decisão pela viagem que mudou sua vida e também a história da biologia. Darwin tinha apenas 22 anos quando iniciou a pesquisa de fôlego, enquanto a tripulação do navio explorava a costa. O pesquisador demorou a publicar a obra porque checou informações exaustivamente, além de ter problemas de saúde, como ele mesmo explica em seu prefácio. Na biografia escrita por Adrian Desmond e James Moore (veja lista ao lado), a vida de Darwin começa a ser contada partindo da história de seu avô, Erasmus Darwin.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O clássico livro de Darwin mudou até mesmo a forma de se ler a Bíblia. Antes de sua teoria sobre a seleção natural, os conservadores apenas defendiam que as espécies eram criadas de forma independente, pela mente superior (Deus), sem levar em conta as adaptações que acontecem na Terra. Ou seja, o livro de Darwin também transformou a visão que as pessoas tinham sobre Deus. Assim, A Origem das Espécies tornou-se não apenas a teoria dominante da biologia na época, mas influenciou pensadores de filosofia e chocou as autoridades da Igreja Católica.

 

10 biografias imperdíveis

_Darwin: a Vida de um Evolucionista Atormentado

Adrian Desmond e James Moore (Geração Editorial)

_Napoleão: uma Biografi a Literária

Alexandre Dumas (Jorge Zahar)

_A Era Vargas

José Augusto Ribeiro (Casa Jorge)

_César Imperador

Max Gallo (Nova Fronteira)

_Stalin – Triunfo e Tragédia

Dmitri Volkogonov (Nova Fronteira)

_Shakespeare, uma Vida

Park Honan (Companhia das Letras)

_O Anjo Pornográfico – A Vida de Nelson Rodrigues

Ruy Castro (Companhia das Letras)

_Notas Autobiográficas

Albert Einstein (Nova Fronteira)

_Biografi a de Vincent Van Gogh por Sua Cunhada

Jo Van Gogh-Bonger (L&PM)

_Autobiografi a – Minha Vida e Minhas Experiências com a Verdade

Mahatma Gandhi (Palas Athena)

Até hoje há opiniões divergentes sobre Darwin ter pego ou não doença de Chagas na América do Sul. Durante os 20 anos que antecederam a publicação de sua obra-prima, o pesquisador ficou atormentado não só por ter que esconder o que sabia, mas também pelos stranhos problemas de saúde.