Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Além de Oppenheimer: 5 cinebiografias de cientistas famosos

De Nikola Tesla a Hipátia de Alexandria, confira cinco outros filmes sobre personalidades da ciência – e veja onde assisti-los no streaming.

Por Caio César Pereira
Atualizado em 18 mar 2024, 11h09 - Publicado em 12 mar 2024, 16h25

O Oscar de 2024 consagrou Oppenheimer como um dos grandes filmes do ano passado. Além do prêmio de melhor filme, o longa ainda recebeu mais seis estatuetas. Mas o pai da bomba atômica não é o único cientista cuja história rendeu ótimas cinebiografias. Confira abaixo cinco outros cientistas com histórias de vida que renderam filmes menos conhecidos.

Alexandria (2009)

O filme Alexandria, (Ágora, no original), conta a história de Hipátia de Alexandria, a matemática, astrônoma e filósofa grega que foi uma das primeiras mulheres a contribuir para o campo da matemática e filosofia da história. Ela nasceu em Alexandria, no Egito, e viveu entre os séculos 4 e 5 d.C. 

O filme é protagonizado por Rachel Weisz, e conta a história dos desafios e preconceitos que Hipátia enfrentou por ser mulher em um ambiente dominado por homens (nada muito diferente do que vemos hoje, infelizmente). Como todo filme biográfico, o longa contém algumas liberdades e representações anacrônicas, mas funciona como uma porta de entrada para conhecer uma importante figura da ciência.

O filme pode ser assistido no serviço de streaming Pluto Tv.

Criação (2009)

Lançado em 2009 e estrelado pelo ator inglês Paul Bettany, o longa é uma adaptação do livro Annie’s Box: Charles Darwin, His Daughter and Human Evolution, uma biografia de Charles Darwin escrita por seu tataraneto Randal Keynes. O filme se passa após a viagem de Darwin a bordo do famoso HMS Beagle, e durante o desenvolvimento da teoria da seleção natural.

O filme se concentra não apenas nas descobertas científicas de Darwin, mas também em sua vida pessoal, com o drama envolvendo a morte de sua filha e os desafios que enfrentou ao confrontar suas ideias com as fortes crenças religiosas de sua esposa na época. O longa retrata o período que Darwin levou para escrever e publicar o famoso livro A Origem das Espécies

Continua após a publicidade

Radioactive (2019)

Marie Curie é a mulher mais importante do mundo científico, sendo a primeira a ser laureada com o prêmio Nobel. Ela também é a única pessoa a ter vencido o prêmio duas vezes em áreas diferentes. O primeiro foi em Física, pela descoberta da radioatividade natural, e o segundo em Química, pela descoberta dos elementos químicos Polônio e Rádio.

Alguém com uma história tão rica não poderia ficar sem um filme. Em 2019 foi lançado o longa Radioactive, dirigido pela cineasta e autora iraniana Marjane Satrapi (da famosa HQ Persépolis). O filme, que tem Rosamund Pike no papel de Curie, narra a vida da cientista, desde os seus estudos na Universidade de Paris, passando pelo casamento com o físico Pierre Curie, até as suas famosas descobertas.

O longa está no catálogo da Netflix.

Tesla – O Homem Elétrico (2020)

Outro grande nome do mundo da ciência (e que hoje virou sinônimo de carros do Elon Musk) foi o inventor e engenheiro sérvio Nikola Tesla. Embora tenha morrido pobre, ele é considerado um dos maiores e mais importantes cientistas do século 20. É graças a sua invenção de distribuição de energia elétrica que hoje você lê este texto em um aparelho eletrônico.

Continua após a publicidade

No filme de 2020, o ator americano Ethan Hawke assume o papel do cientista, e Kyle MacLachlan (de Twin Peaks) interpreta Thomas Edison. Como o subtítulo já entrega, o filme toma suas liberdades tanto históricas quanto narrativas para contar parte da história de Tesla, de forma que foge um pouco das convenções do gênero de filme biográfico. Mesmo assim, é uma porta de entrada para conhecer a figura desse tão importante cientista.

Ele pode ser conferido no Amazon Prime Video.

O Homem que Viu o Infinito (2015)

Fugindo um pouco do clichê, o último filme da lista conta a história de uma pessoa pouco conhecida para o público geral. Estrelando Dev Patel, O Homem que viu Infinito conta a vida do matemático indiano Srinivasa Ramanujan, desde a sua infância em Madras, na Índia, até a Universidade de Cambridge durante a Primeira Guerra Mundial. 

Ramanujan é conhecido por suas contribuições significativas para a teoria dos números, análise matemática, séries infinitas, frações contínuas, além de uma série de outras contribuições para o campo matemático. O filme contou com a participação de matemáticos da vida real em sua produção, o que ajudou na forma como o filme –aborda conceitos matemáticos. 

Continua após a publicidade

Está disponível no catálogo da Amazon Prime Video.

Compartilhe essa matéria via:

Oppenheimer (O livro que deu origem ao filme de Christopher Nolan): O triunfo e a tragédia do Prometeu americano

Oppenheimer (O livro que deu origem ao filme de Christopher Nolan): O triunfo e a tragédia do Prometeu americano

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.