GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Aventura na Via Láctea

A história é tão boa que o leitor se sente viajando entre as mais de 200 bilhões de estrelas que formam o gigantesco labirinto da Via Láctea. É que para contar o que se sabe sobre a galáxia em que fica a Terra, o jornalista americano Ken Croswell escreveu um delicioso livro de divulgação científica: The Alchemy of the Heavens (a alquimia dos céus, ainda não traduzido para o português). Como numa reportagem, Croswell coloca os astrônomos para falar, enquanto vai acrescentando explicações claras como água. Um capítulo impressionante é o que descreve as “tribos” de estrelas. As que vemos são relativamente jovens. As mais velhas flutuam a distâncias imensas, acima ou abaixo do disco luminoso da galáxia. Quem começa não consegue parar de ler, característica inequívoca dos livros realmente bons.

Flávio Dieguez

Preço: 14,95 dólares (nos EUA)

Anchor Books: 001 410 848 1900

Um ano de trabalho

O autor de The Alchemy of the Heavens fala à SUPER.

Por que decidiu escrever o livro?

Ken Croswell: Com as descobertas das últimas décadas, montou-se uma nova imagem da Via Láctea, que nenhum livro havia mostrado. Tentei cobrir essa lacuna.

Sua obra parece útil para os leigos e os cientistas. Era essa sua intenção?

Não, minha meta era o público leigo. Mas acabei juntando muita informação e acredito que por isso o livro pode interessar aos astrônomos.

O fato de ser jornalista da revista americana Astronomy o ajudou?

Sim. Eu já tinha uma boa base, mas fiz uma pesquisa completa. Levei um ano para obter as informações e colocá-las no papel.