Desconto de até 39% OFF na assinatura digital
Continua após publicidade

De onde vêm os nomes dos naipes do baralho?

O que um losango tem a ver com "ouros"? O que "copas" tem a ver com corações??

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 mar 2019, 17h34 - Publicado em 30 jun 2003, 22h00

Os primeiros baralhos que se difundiram pela Europa, a partir do século 14, traziam figuras de taças (copas, em espanhol), clavas (ou “paus”, como preferir), moedas de ouro e espadas.

Era o baralho espanhol, que ainda existe e foi criado para representar quatro poderes sociais: taças remetem ao poder religioso; ouros, ao econômico; espadas, ao militar; e os paus, uma arma rude, ao povo.

Ei-lo:

Spanish_National_pattern
Os naipes originais, do baralho espanhol. Lá em cima, moedas de ouro. Abaixo, espadas, taças e clavas. (Reprodução/Wikimedia Commons)

Após o Renascimento, popularizou-se o modelo francês, que trazia figuras estilizadas representando cada um dos naipes: corações (coeurs), trevos (trèfles), pontas de lança (piques) e ladrilhos (carreaux) – nomes que se mantêm até hoje na terra de Asterix. Como os logotipos franceses eram mais simples de imprimir em larga escala, eles prevaleceram.

Exportadas para a vizinha Grã-Bretanha, as cartas francesas ganharam características inglesas: as figuras do rei, dama e valete ganharam as letras K, Q e J, em referência a king, queen e jack. E assim chegou-se ao padrão internacional usado hoje.

Continua após a publicidade

Em inglês, deram uma misturada geral nos nomes dos naipes. Clubs (bastões) e spades (espadas) são uma herança do baralho espanhol. Hearts (corações) segue a nomenclatura francesa. Já o nome diamonds (diamantes), que equivale ao nosso ouros, é uma criação britânica, que aglutina a ideia de riqueza moedas do “ouros” do baralho espanhol ao formato de losango do “ladrilho” francês. 

Já a língua portuguesa, como boa ibérica que é, manteve-se fiel para sempre à nomenclatura original. Então chamamos os corações franceses de “copas”, as pontas de lança de “espadas”, os trevos de “paus” e os ladrilhos losangulares de “ouros”.

É isso. Quem corta? 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 6,00/mês

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.