GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Diálogo sobre os Grandes Sistemas do Universo

Galileu Galilei

NOME ORIGINAL_Dialogo dei Massimi Sistemi (Itália)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Imprensa Oficial SP; 2004


DO QUE TRATA

O livro é um diálogo entre 3 personagens: um nobre que procura a verdade, um intelectual (que representa a “voz” de Galileu), que embasa as teorias desenvolvidas por Copérnico (de que a Terra não é o centro do Universo, mas gira em torno do Sol), e um filósofo aristotélico, conservador, que defende os estudos sobre o Universo aceitos até então e endossados pela Igreja Católica.

QUEM ESCREVEU

Físico, matemático e astrônomo, o italiano Galileu Galilei (1564-1642) foi um dos nomes mais importantes de sua época. Como defendeu o sistema heliocêntrico, foi condenado pela Igreja por heresia. Morreu cego, aos 77 anos, triste e isolado do convívio público. Em 1983, a Igreja Católica finalmente reviu seu processo e absolveu Galileu.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

Não há no trabalho de Galileu Galilei uma filosofia sistemática, mas se pode dizer que ela constitui um marco na mudança da ciência medieval para a ciência moderna. Derrubou a concepção de Aristóteles e Ptolomeu sobre o Universo e, por seu conteúdo, o livro foi parar na lista das obras proibidas pela Igreja.