GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Documentários para ver online

Karin Hueck e Luisa Destri

1. Um sobre o horror

“Os gulags ainda existem.” É assim que o chefe do Centro de Reforma Carcerária define as prisões russas, superlotadas, abandonadas, violentas e nas quais o governo gasta menos dinheiro do que na época da União Soviética. Para descrever a situação dos presídios, esse documentário foca nas tatuagens dos presos, que seguem um código próprio de hierarquia e distinção. Assim ficamos sabendo, por exemplo, que tatuar os rostos de Marx, Lênin ou Stalin no peito durante o regime soviético impedia o prisioneiro de ser fuzilado – os guardas eram proibidos de atirar na cara dos Pais da Pátria. O filme é de 2001, mas só agora está disponível na internet.

THE MARK OF CAIN: migre.me/4vSgF

2. Outro para os fãs de rock

O wah-wah é um pedal de guitarra que imita o som da voz humana. Mas, para os estrelados entrevistados desse documentário, como Eddie Van Halen e Slash, o wah-wah fez mais do que isso: mudou a música para sempre.

CRY BABY: migre.me/4yBBW

3. E um para todos os gostos

Uma mulher adora o barulho de sapatos batendo no chão: “Tem um sabor delicioso”. Outra vê fogos de artifício ao som de uma orquestra. São as pessoas com sinestesia, que misturam os sentidos. Entenda como elas percebem o mundo.

AN EYEFUL OF UND: migre.me/4yBqF

4. Depende de nós

Seu celular pode fazer a diferença. Quando as eleições nacionais do Quênia em 2007 geraram disputas tribais, a população ficou em perigo. Foi então que uma ativista política decidiu convocar os leitores de seu blog a denunciar os locais das agressões em uma plataforma chamada Ushahidi. Depois disso o site só cresceu: já evitou fraudes eleitorais no México, localizou feridos no terremoto do Haiti e controlou a distribuição de remédios em países da África (tudo isso via SMS!). Com este livro você vai saber como as novas tecnologias podem tornar o mundo um lugar mais sustentável, justo e livre de conflitos sangrentos.

A CULTURA DA PARTICIPAÇÃO, Clay Shirky, Zahar, 389 páginas, R$ 39,90.

5. Para os órfãos de Tolkien

Tudo começou quando um executivo da HBO resolveu ler os best-sellers As Crônicas de Gelo e Fogo, uma série de ficção que se passa no mundo medieval de Westeros (qualquer semelhança com O Senhor dos Anéis não é coincidência). O produtor convenceu o canal de que seria uma boa investir na história, e pronto: US$ 60 milhões foram gastos para produzir os primeiro 10 capítulos da série, uma saga cheia de batalhas, seres fantásticos e sexo. Foi sucesso imediato.

GAME OF THRONES, domingos, às 21h, na HBO.

6. Serenity now!

Ele foi o rei do humor na década de 1990 – e agora disponibilizou seu legado na internet. Todos os dias Jerry Seinfeld vai liberar 3 vídeos com os melhores trechos do seu stand up até toda a sua obra poder ser assistida online de graça. Vai lá ver:

http://www.jerryseinfeld.com/

7. Cara de conteúdo

Dos cantos religiosos medievais ao quarteto de cordas feito com som de helicóptero: tudo isso é música clássica. Agora você não tem mais desculpa para confundir Schumann com Schubert ou Haydn com Händel: nesta história da música em 40 vídeos do YouTube fica tudo explicadinho.

migre.me/4vkoE

8. Eu sou você hoje de manhã

Nessa ficção científica, Jake Gyllenhall é escalado para tentar juntar informações sobre um ataque terrorista que explodiu um trem em Chicago – só que na manhã anterior. Por meio de um programa de computador, ele é transportado para o trem e tem apenas 8 minutos para desvendar o crime. Inúmeras vezes ele repete o processo até entender o que aconteceu – e é aí que as coisas começam a dar errado.

CONTRA O TEMPO, 17 de junho nos cinemas.