GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O Livro dos Espíritos

NOME ORIGINAL_Le Livre des Esprits (França)

AUTOR_ Hyppolyte Rivail (Allan Kardec)

EDIÇÃO NO BRASIL_ Pensamento; 1994

ÁREA_Religião

DO QUE TRATA

O livro representa o marco inicial do espiritismo como doutrina religiosa e surgiu a partir da observação de fenômenos com mesas giratórias, na França. Essas experiências eram realizadas por médiuns em torno de uma mesa para estabelecer contato com supostos espíritos de pessoas mortas. O livro traz basicamente as perguntas feitas aos tais espíritos, assim como as respostas que teriam sido concedidas por eles, em mesas comandadas por 2 jovens médiuns. Os textos escritos por Rivail tratam de assuntos como reencarnação, Deus e a relação entre homem e Universo.

QUEM ESCREVEU

Hyppolyte Leon Denizard Rivail nasceu em Lyon, França, em 1804, e dedicou grande parte de sua vida ao estudo de ciências e de filosofia. Somente após publicar O Livro dos Espíritos passou a adotar o codinome Allan Kardec, que teria sido uma de suas reencarnações passadas.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

É por meio de O Livro dos Espíritos que o espiritismo finalmente passa a ser levado a sério como crença religiosa, apresentando-se como uma alternativa para cristãos e estabelecendo diferenças em relação às doutrinas da Igreja Católica, como a crença na reencarnação.