Clique e assine a partir de 8,90/mês

O que Brama tem a ver com a Brahma?

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 19h01 - Publicado em 19 dez 2011, 22h00

Fábio Marton

Brama

Criador do mundo na religião hindu, forma com Vishnu e Shiva a trindade (trimurti) dos principais deuses do hinduísmo – religião seguida pelos povos indo-arianos, grupo que falava sânscrito e por volta do ano 1000 a.C. conquistou o que viria a se tornar o centro de vários impérios. A região de…

Bengala

Continua após a publicidade

Situada no delta do Rio Ganges, foi a sede do Império Gupta (320-550 d.C.), a fase mais rica da Índia antiga. Bengala tinha grande importância estratégica porque era a porta do sudeste da Ásia. Por isso, foi conquistada e reconquistada várias vezes. Até que, em 1757, acabou nas mãos da…

Cia. Britânica das Índias

Criada pelos ingleses, essa empresa de exploração montou a colônia mais produtiva do Império Britânico, na cidade bengalesa de Calcutá. Os ingleses reinvestiam parte do dinheiro na própria colônia, que passou a dar cada vez mais lucro – e ajudou a financiar a Revolução Industrial, em que prosperam empreendedores como…

Joseph Bramah

Continua após a publicidade

O inventor inglês (1748-1814) foi um gênio de sua época. Ele criou a prensa hidráulica, máquina que hoje nos permite fabricar inúmeros produtos, de carros a talheres. Foi sua invenção mais importante. Ou, talvez, a segunda – depois da máquina de chope, que Joseph também criou e lhe rendeu a homenagem da…

Brahma

Em 1888, no Rio de Janeiro, o suíço Joseph Villiger montou uma cervejaria que vendia bebida em barril e na torneira usando a máquina inventada por seu xará inglês – Bramah. Foi o nome dele que batizou a marca. Mas também poderia ser o do deus hindu: para muita gente, tomar um chopinho na sexta-feira é ritual sagrado.

Publicidade