O que é um chopp de verdade?
Oráculo se une ao Chopp Brahma para explicar o que é verdadeiro chopp, destaque na nova campanha da marca que celebra a tradição da bebida no Brasil

Na hora de brindar com aquele chopp gelado e cremoso, nem todo mundo sabe que a origem do produto remonta a mais ou menos 11000 anos a.C., quando surgiram as primeiras cervejas. De lá pra cá a bebida foi sendo aprimorada – principalmente quando os cervejeiros descobriram a técnica de baixa fermentação – e muitas variações foram desenvolvidas, ganhando características que representam a preferência de cada cultura. Inclusive a versão leve, clara e refrescante que a gente adora.
E mesmo com o avanço da tecnologia e a descoberta da técnica que aumentava a validade da cerveja, a Brahma continuou a produzir o chopp de verdade, carregando uma das principais características que a tradição brasileira define: ele é não pasteurizado.
Entender a importância desse processo é simples. Na linha de produção, a etapa que separa o líquido que se torna a cerveja, engarrafada e vendida no mercado, do chopp é a pasteurização, um processo térmico que aumenta a durabilidade do produto.
Ou seja, por ser não pasteurizado, o chopp de verdade tem preservado o frescor autêntico de uma bebida recém-produzida, garantindo uma experiência única a cada gole. E um exemplo desse resultado é o Chopp Brahma, queridinho do brasileiro e representante da categoria. Com aquele colarinho que traz a pura cremosidade, sabor leve e refrescante – o Chopp Brahma é a cara do Brasil!
Originalmente associado a momentos de descontração, o chopp foi se consolidando como a bebida ideal para as mais diversas celebrações, a estrela de toda e qualquer ocasião. Como diz Laura Aguiar, diretora de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev: “O Chopp Brahma representa o espírito festivo e acolhedor do brasileiro, sempre pronto para brindar, seja no futebol, no show sertanejo, no churrasco ou nas festas típicas do nosso país”.
Enquanto o chopp conquistava um papel cada vez mais importante na cultura brasileira, a Brahma se tornava, definitivamente, sinônimo de festa, alegria e brasilidade, uma expressão do estilo de ser e viver dos cariocas.
Bora tomar um chopp?
No clima das celebrações, o Chopp Brahma é a grande estrela de uma nova campanha da marca inspirada em grandes musicais. Propondo uma brincadeira entre os termos chopp (com dois Ps) e “chope” (com e no final e aspas), a marca faz uma referência à tradição do chopp de verdade ao mesmo tempo que resgata o prestígio de campanhas com jingles. Mas não se preocupe, na prática duas grafias estão corretas.
Ao longo dos anos, Brahma ganhou o coração e o paladar dos brasileiros, com seus jingles e músicas que ficaram na memória afetiva do país. Tudo começou muito cedo, quando, em 1934, a marca fez história ao lançar um dos primeiros jingles da propaganda brasileira: “Chopp Brahma em Garrafa”. Além da inovação publicitária para a época, a campanha foi pioneira ao engarrafar o chopp para que os foliões do Carnaval pudessem curtir os blocos de rua com sua cerveja favorita.
Em 1991, a marca promoveu um reencontro histórico entre Tom Jobim e Vinicius de Moraes para apresentar o jingle “Chopp da Brahma, chopp de verdade”. Já em 1994, o jingle “Mais Um” embalou a conquista da Copa do Mundo pela Seleção Brasileira, com uma campanha estrelada por Romário e Bebeto. Décadas depois, em 2011, a marca consolidou de vez sua posição de referência em chopp com o icônico jingle “Se o bar é bom, o Chopp é Brahma”.
Hoje, Brahma é a bebida que não pode faltar na celebração de grandes momentos, principalmente quando falamos das principais festividades culturais do país. “O Chopp Brahma é mais que uma bebida, é uma tradição que combina frescor, cremosidade e sabor incomparável, a cara do brasileiro e da brasileira”, é o que diz Laura Aguiar, diretora de conhecimento e cultura cervejeira da Ambev.