Jean Baudrillard
NOME ORIGINAL_Simulacres et Simulation (França)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Livros do Brasil; 1993
DO QUE TRATA
Segundo a obra, a realidade deixou de existir, e passamos a viver a representação da realidade, difundida, na sociedade pós-moderna, pela mídia. Radicalmente irônico, mas com fundamentos, Baudrillard defende a teoria de que vivemos em uma era cujos símbolos têm mais peso e mais força do que a própria realidade. Desse fenômeno surgem os “simulacros”, simulações malfeitas do real que, contraditoriamente, são mais atraentes ao espectador do que o próprio objeto reproduzido.
QUEM ESCREVEU
Jean Baudrillard (1929) começou sua carreira como professor de sociologia na Universidade de Nanterre, em Paris. Em 1977, ganhou projeção com a publicação do livro Esquecer Foucault e, mais tarde, ganhou fama e popularidade ao decretar “o fim dos tempos”, em suas teorias sobre o poder da mídia na sociedade pós-moderna.
POR QUE MUDOU A HUMANIDADE
Porque expõe uma nova ótica sobre as mudanças impingidas pela mídia navida contemporânea. O livro direcionou e ainda direcionará estudiosos sobre a era em que vivemos, pós-internet. Baudrillard utilizou uma linguagem irônica que o tornou popular a ponto de inspirar filmes americanos, como os recentes Truman Show (1998) e a série Matrix (1999). O autor, inclusive, deu entrevistas a meios de comunicação brasileiros recentemente, após o lançamento de Matrix (o filósofo, inclusive, assumiu não ter gostado).
3I/ATLAS: sondas flagram cometa na órbita de Marte. Veja imagem
Como fazer seu cachorro feliz? Confira 5 dicas da ciência
“Super Mario Galaxy” chega ao Switch – e resgata a maior obra-prima da Nintendo
Como era o mundo do boxe há 30 anos?
As 8 maiores bizarrices do livro IT (e suas 1104 páginas)

