Um guia cinematográfico para o fim dos tempos
Uma supermaratona de filmes apocalípticos para você perder a fé na humanidade ou garantir a sobrevivência em qualquer um dos possíveis fins do mundo
Ao que 2016 indica, o fim dos tempos deve chegar por aqui bem antes de Os Ventos do Inverno – aquele tal sexto livro da série “As Crônicas de Gelo e Fogo” que George R. R. Martin jura estar escrevendo. E, já que os ventos estão favoráveis para o apocalipse, esta é uma boa hora para começar a se preparar para a vida do outro lado. É aí que entra o vídeo de Bora Barroso, um tributo ao obscuro mundo de amanhã.
O estudante de montagem da Escuela de Cinematografía y del Audiovisual de Madrid (ECAM) voltou seu olhar para o cinema e os diversos filmes dedicados a imaginarem as piores catástrofes que podem assolar o planeta – um tema que, desde que a bomba atômica demonstrou a capacidade de auto aniquilação da humanidade, é figurinha fácil nas telas.
Barros faz um percurso por 14 filmes lançados nos últimos 20 anos que imaginam cenários pós-apocalípticos diversos. Do planeta assolado por mudanças climáticas de O dia depois de amanhã (2004) e O Livro de Eli (2010), passando por doenças misteriosas que podem acabar com a vida como conhecemos em Os Últimos Dias (2013), Vírus (2009) e Extermínio (2002), até o deserto estéril de Mad Max: Estrada da Fúria (2015) e as metrópoles em ruínas de Eu sou a Lenda (2007) e 12 Macacos (1995), desolação é o que não falta na seleção feita pelo estudante de cinema.
THE WORLD OF TOMORROW (A Tribute) from Bora Barroso on Vimeo.
Aos interessados em fazer uma supermaratona e tomar notas para garantir sobrevivência em qualquer um desses cenários, listamos abaixo todos os filmes que aparecem no compilado: