GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Ymago Mundi

Pierre D·Ailly

NOME ORIGINAL_Ymago Mundi
EDIÇÃO NA ESPANHA_Universidad de Sevilla; 1992

 

DO QUE TRATA

Tratado de cosmografia – em latim, o termo significa descrição do mundo, depois substituído pelo termo cartografia – afirma que o Oceano Atlântico seria relativamente estreito e, portanto, as Índias poderiam estar mais próximas do que se imaginava na época caso se viajasse pelo oeste. D·Ailly descrevia o novo continente como um lugar promissor, cheio de aves e árvores, florestas repletas de animais e rios cheios de peixes.

QUEM ESCREVEU

Filósofo e teólogo, o cardeal francês Pierre D´Ailly defendeu reformas estruturais na Igreja Católica. Ele propunha que os padres deveriam ser fiéis a Cristo e à Igreja e não ao papa, que não era infalível. Ele defendia a instituição de um conselho decisório, para ficar no lugar da autoridade do papa.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O livro inspirou Cristóvão Colombo a partir em busca das Índias, jornada que acabou levando-o às Américas. O navegador carregou uma cópia da obra de Pierre D·Ailly e a leu durante toda sua viagem, fazendo várias anotações sobre os mapas.

O livro original, com as 898 anotações que Colombo fez em sua viagem rumo às Índias, está até hoje guardado na Biblioteca Cristóvão Colombo, em Sevilha, na Espanha.