Texto Fernanda Ezabella e Bruno Garattoni
Design Estúdio Nono
Ilustração Rodrigo Fortes
Reportagem publicada em outubro de 2019
“Peter Francisco, nascido Pedro Francisco (9 de julho de 1760 – 16 de janeiro de 1831), conhecido como o ‘Gigante da Virgínia’, o ‘Gigante da Revolução’ e, também, como ‘Hércules da Virgínia’, foi um patriota americano nascido em Portugal que atuou como soldado na Guerra de Independência dos Estados Unidos.”
Assim começa o verbete da Wikipedia em inglês sobre o tal Pedro, que teve uma vida e tanto: aos 5 anos de idade foi raptado, colocado num navio e acabou indo parar nos EUA, onde se tornou ferreiro e depois militar, com vários atos de bravura em combate – o “gigante” do apelido vem de seu tamanho, 2,03 m.
Mas a história dele é só mais uma na imensidão de coisas interessantes escondidas nos 5,9 milhões de verbetes da enciclopédia. Exceto por um motivo: Pedro acabaria levando, 250 anos depois, à criação de boa parte do conteúdo da Wikipedia.
Em 2004, seu hexaneto, o americano Steven Pruitt, resolveu escrever um verbete sobre o antepassado. E não parou mais. Os dedinhos gorduchos de Pruitt, que tem 35 anos, vive com os pais e trabalha na alfândega dos EUA, em Washington D.C., já tocaram 30% de todos os artigos da Wikipedia. Ao todo, ele fez mais de 3 milhões de edições – o que o torna o maior colaborador da enciclopédia. Pruitt arruma vírgulas, corrige erros de digitação, checa informações e reescreve parágrafos. Mas, de 2006 para cá, também redigiu sozinho 31 mil artigos – o que dá uma média de seis por dia, todo santo dia.
Ele faz tudo nas horas vagas, do seu quarto, e nunca ganhou nada com isso; a não ser o título de super-herói da internet. Nos EUA, ele alcançou uma boa notoriedade (em 2017 foi eleito uma das “pessoas do ano” pela revista Time, junto com Kim Kardashian e J.K. Rowling), mas a maioria dos usuários da Wikipedia nunca ouviu falar de Pruitt – embora provavelmente já tenha lido algum verbete editado por ele.
“Eu abracei a Wikipedia bem no começo. Estava no primeiro ano da faculdade e o site ficava aparecendo nos resultados das minhas pesquisas no Google. Um dia decidi brincar com ele”, contou Pruitt em uma conversa com os usuários do site Reddit. Ele acha seu primeiro verbete, sobre o antepassado Pedro, meio fraco (“está longe de ser o meu melhor trabalho”). Modéstia dele: o artigo é ótimo, cheio de informações e referências bibliográficas.
Pruitt costuma fazer suas pesquisas em livros, almanaques, jornais e, claro, na internet. Em média, passa de duas a três horas por noite no site; nos finais de semana, muito mais. Seus tópicos favoritos são assuntos aleatórios e obscuros, como biografias de gente esquecida, especialmente artistas plásticos e cantoras de ópera, além de locais sobre os quais há pouca informação online.
Apesar de passar boa parte da vida atrás do computador, sua maior paixão é ópera e música antiga. O nome que Pruitt usa na Wikipedia, aliás, tem a ver com isso: no site, ele se identifica como “Ser Amantio di Nicolao”, personagem da ópera Gianni Schicchi, composta pelo italiano Giacomo Puccini em 1918. Pruitt é tenor e canta semanalmente no Capitol Hill Chorale, um coral de cem voluntários.
Suas férias pelo mundo, às vezes para cantar com o coral, rendem ideias para artigos. Recentemente, ele foi à Geórgia e ao voltar escreveu sobre os cinco irmãos Karbelashvili, conhecidos pela preservação de cantos e tradições da Igreja Ortodoxa do país, no final do século 19. Em 2011, como o verbete da Wikipedia explica, eles foram canonizados.