GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Conspirações do rock

Drogas mataram Hendrix? Bob Marley adoeceu e morreu? Por que acreditar em explicações assim se existem versões mais interessantes?

Elvis Presley

Elvis Presley é provavelmente a celebridade mais envolvida em complôs mundiais. Tem a velha história de que Elvis não morreu e vive incógnito no meio-oeste americano. Isso sem falar de quando ele resolve aparecer numa batata ou no reflexo de uma janela. Mas uma das últimas teorias envolvendo-o parece ser a mais plausível: Elvis foi um grão-mestre dos templários medievais em Memphis e, junto de seus amigos da Máfia, começou a combater a Conspiração Helter Skelter. Liderados pelo malucão Charles Manson e pelos Beatles, os conspiradores mataram a atriz Sharon Tate e agora contam com o apoio dos neonazistas para perpetrar suas ações maquiavélicas. Por sorte, a banda irlandesa U2 é anti-Beatles e vai desmascarar a conspiração.

Jim Morrison

Várias são as teorias de conspiração em torno do mito Jim Morrison, da banda The Doors. Uma delas é a de que ele não morreu e virou um agente secreto às voltas com supervilões que querem destruir o mundo. Em seu túmulo, está enterrado um sósia. Outra, diz que ele nem existiu. Suas aparições eram interpretadas por atores a fim de subverter a juventude americana. Caso ele esteja morto, é porque ele foi assassinado pelo serviço secreto francês. Mas a teoria mais amalucada é a que envolve aracnídeos: Morrison tomava um concentrado de veneno de tarântula para chegar a planos de consciência mais elevados. Tanto fez que conseguiu.

Jimi Hendrix

Todo mundo sabe que Jimi Hendrix morreu depois de se drogar muito. Para os teóricos da conspiração, há muito mais: foi achado muito vinho no estômago e nos pulmões do morto. Como alguns teóricos não acreditam que Jimi se drogava, a causa da morte é: foi afogado num barril de vinho, a mando da CIA, FBI ou Máfia. A razão? Ele andava apoiando causas muito subversivas.

Bob Marley

Em 1977, Bob Marley perdeu a unha do dedão do pé jogando bola. Meses depois, a ferida continuava aberta. Seus médicos encontraram células cancerosas no machucado e sugeriram amputar o dedo. Ele se recusou e morreu de câncer em 81. Para os teóricos da conspiração, cinco meses antes da partida de futebol, a CIA enviou um par de botas de presente para o cantor. Dentro de um pé, um arame farpado embebido em substância cancerígena.

Paul McCartney

Uma das mais famosas teorias de conspiração no rock começou em 1969, quando um DJ anunciou que Paul McCartney estava morto e fora substituído por um sósia em 1966. E podia provar: os próprios Beatles haviam deixado dezenas de dicas em sua obra. Na capa de Sgt. Peppers, há uma mão aberta sobre a cabeça de Paul e seu baixo está rodeado de flores. Além disso, se um espelho for colocado no bumbo de forma que apareça só a metade superior das letras, o escrito “Lonely Hearts” vira “He Die” (algo como “ele morre”, em inglês). Isso sem contar as pistas nas letras. Se a música “I’m So Tired” for tocada ao contrário, surge a voz de John Lennon dizendo “Paul is dead” (“Paul está morto”). Coisa de beatlemaníaco.k