Bruno Vieira Feijó
1. POR QUE TANTA GENTE ESTÁ FALANDO DIS?
A doutrina religiosa – que interpreta o Velho Testamento literalmente e diz que Adão e Eva deram origem à toda a humanidade – confronta a teoria científica proposta por Charles Darwin para a evolução das espécies. Ela é defendida pelas alas religiosas conservadoras, mas ganhou muitos adeptos com a ascensão da direita religiosa nos EUA. Desde 1999, políticos conservadores de 20 estados americanos propõem banir o evolucionismo das provas e ensinar as duas teorias como possibilidades.
2. QUAIS AS DIFERENÇAS ENTRE AS DUAS TEORIAS?
Para os criacionistas, Deus criou a Terra e os humanos em algum momento nos últimos 10 mil anos. Macacos e humanos não têm ancestrais comuns e a geologia terrestre é explicada por catástrofes divinas, como o dilúvio da Arca de Noé. Os evolucionistas estimam que a Terra tenha ao menos 4,5 bilhões de anos e que apenas uma troca de letras no DNA diferencia humanos e macacos.
3. TODOS OS CIENTISTAS CONCORDAM COM DARWIN?
A maioria sim. Mas uma teoria atual, chamada “desenho inteligente”, arrebanhou cientistas respeitados (como o bioquímico Michael Behe) ao dizer que humanos, animais e plantas são complexos demais e precisariam de um designer (que poderia ser Deus) para projetá-los com perfeição.