GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

De onde viemos?

Está provado que a história da humanidade começou bem antes de 4004 a.C., ao contrário do que sugerem certas interpretações a Bíblia. E que nossos verdadeiros ancestrais não têm nada a ver com Adão e Eva

Texto Maurício Manoel

1816 – DA PEDRA AO FERRO

A DESCOBERTA – Ao presumir que o homem sempre usou as melhores matérias-primas disponíveis na fabricação de suas armas, o arqueólogo dinamarquês Christian Thomsen inventa a classificação de artefatos por Idades da Pedra, do Bronze e do Ferro.

O QUE EXPLICA – Nas décadas seguintes, esse sistema de classificação ajudaria pesquisadores do mundo todo a provar que a humanidade era bem mais antiga do que se imaginava.

1879 – HOMENS das CAVERNAS

A DESCOBERTA – Marcelino de Sautuola, um arqueólogo amador da Espanha, descobre em seu país a caverna de Altamira. Ele encontra desenhos de touros nas paredes – pinturas surpeendentemente elaboradas, feitas na Idade da Pedra.

O QUE EXPLICA – O homem primitivo, ao contrário do que se acreditava na época, não era um animal selvagem, desprovido de qualquer habilidade ou sensibilidade humana.

1881 – CEMITÉRIO EGÍPCIO

A DESCOBERTA – Num cemitério de 4 mil anos em Tebas, Augustus Pitt-Rivers identifica pedras ainda mais antigas, incrustadas nos muros. Ele conclui que as rochas foram trabalhadas por mãos humanas numa época anterior à dos faraós.

O QUE EXPLICA – Uma civilização tinha passado por ali há muito mais que 4 mil anos – enquanto interpretações da Bíblia afirmam que Adão e Eva deram origem à humanidade em 4004 a.C.

1927 – TERRA SANTA

A DESCOBERTA – Vasculhando uma pequena caverna na região de monte Carmel, em território palestino, o britânico Charles Lambert encontra o cabo de uma espécie de foice rudimentar, com a imagem de um animal entalhada.

O QUE EXPLICA – A peça indicava que já se praticava a agricultura no Oriente Médio desde a Pré-História – mais uma prova de que os homens da Idade da Pedra não eram bárbaros.

1976 – PEGADAS ANCESTRAIS

A DESCOBERTA – A britânica Mary Leakey encontra em Laetoli, na Tanzânia, pegadas fossilizadas de 3 hominídeos, que caminharam por ali, sobre uma grande planície coberta de cinzas vulcânicas, há aproximadamente 3,5 milhões de anos.

O QUE EXPLICA – As pegadas provaram que aqueles primatas africanos andavam regularmente sobre duas pernas. São eles os verdadeiros ancestrais do homem moderno.