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Deuses africanos

Conheça como funciona um terreiro e quais são as principais divindades do Candomblé no Brasil.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 abr 2023, 11h04 - Publicado em 28 fev 2006, 22h00

Folhas de dendezeiro

Colocadas em todas as portas do terreiro, funcionam como filtro, retirando as energias negativas.

Cadeiras dos anciãos

Reservadas aos graduados idosos que participam das cerimônias.

Cadeira da ialorixá ou do babalorixá

Mães e pais-de-santo, que coordenam os trabalhos no terreiro e fazem o jogo de búzios.

Cadeiras dos convidados

Destinadas aos pais e mães-de-santo de outros terreiros e visitantes que não entram em transe, como as equedes (mulheres que auxiliam os membros que estão incorporados) e ogãs (homens que ajudam o pai ou mãe-de-santo).

Caixa de Exu

É onde são colocadas as oferendas para Exu. Como esse é o orixá mensageiro, nenhuma cerimônia acontece sem que ele seja homenageado.

Orixás

Membros do terreiro em transe recebendo, os orixás.

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Ariaxé

É onde estão enterrados os fundamentos (objetos secretos) e onde se depositam as oferendas.

Atabaques

Tocados pelos ogãs alabês (que não entram em transe), acompanham os cânticos aos orixás.

O deus do dia

Orixás são entidades cultuadas no candomblé, que foi trazido ao Brasil no período colonial pelos africanos de origem iorubá (onde hoje é a Nigéria e o Benin). Quando o deus Olodumaré decidiu criar o mundo, cada orixá ficou responsável por alguns aspectos da natureza e da vida em sociedade. Cada humano surgiu de um desses deuses e herda dele algumas características. Essas mesmas entidades são reverenciadas, de forma diferente, na umbanda. Não há como quantificar o número de orixás. No Brasil, o candomblé cultua uma parcela tímida dos mais de 200 existentes na África Ocidental. Ao lado, conheça os mais populares e os dias da semana em que são celebrados.

Exu

É o mensageiro entre os homens e os orixás e transportador das oferendas. Controla as forças que agem sobre a nossa realidade. Exu também é homenageado às sextas-feiras.

Ogum

Forte e corajoso, é conhecido como orixá da guerra e do fogo. Criou o ferro, a tecnologia e a metalurgia. Por isso, é padroeiro de todos os que manejam ferramentas. Seu símbolo é a espada.

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Xangô

Senhor dos raios e dos trovões. Durante sua vida na Terra foi rei de Oyó, uma das principais cidades de língua iorubá. Por esse motivo, quando seus filhos o incorporam usam uma coroa.

Oxóssi

Orixá da mata e caçador, garante o alimento de todos os outros deuses. É considerado o guardião da agricultura e da natureza. É umas das divindades mais populares do candomblé.

Oxalá

Separou o mundo material do espiritual. Muito respeitado, tanto pelos devotos humanos quanto pelos demais orixás, ajudou Olodumaré a criar o homem e o princípio da vida.

Oxum

É a senhora das águas doces, dos lagos e das cachoeiras. É tida como bela, vaidosa, rica e sensual. É a orixá que regula o amor e o poder de gestação das mulheres.

Obaluaiê

É o orixá das epidemias e também da cura. Traz em seu corpo as marcas das doenças que carrega, por isso precisa se esconder atrás de um chapéu de palha em forma de manto.

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Oxumarê

Tem a forma de arco-íris e liga o céu e a terra. Controla a chuva, a fertilidade do solo e a prosperidade propiciada pelas colheitas. É masculino e feminino ao mesmo tempo.

Iansã

Dirige ventos, raios, tempestades e a sensualidade feminina. Representada sempre como uma guerreira, é senhora dos espíritos dos mortos, que encaminha para o outro mundo.

Ossaim

Deus das folhas e das ervas medicamentosas. Seus sacerdotes conhecem as palavras que ativam o poder de cura das plantas. Segunda e sábado também são dias desse orixá.

Iemanjá

Reconhecida como mãe de todos os outros orixás, é a deusa das águas. Rege o equilíbrio emocional e a loucura. Destaca-se pela feminilidade, generosidade e maternidade.

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