GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É possível erradicar a pobreza?

Nossa geração pode tomar a decisão de acabar com a miséria até 2025. Até agora, tem faltado um esforço apropriado, os países ricos precisam apenas ajudar os países pobres a investir em políticas públicas básicas e efetivas.

Rodrigo Cavalcante

“Nossa geração pode tomar a decisão de acabar com a miséria até 2025. Até agora, tem faltado um esforço apropriado, os países ricos precisam apenas ajudar os países pobres a investir em políticas públicas básicas e efetivas. Uma vez que você conhece as causas práticas da pobreza e descobre que elas podem ser resolvidas, há coisas maravilhosas que podem ser feitas.”

Jeffrey D. Sachs, autor de O Fim da Pobreza, é diretor do Instituto da Terra da Universidade Columbia e assessor especial do secretário-geral da ONU para as Metas de Desenvolvimento do Milênio.

“Teoricamente, sim. Mas será preciso ao menos duas coisas. Uma é o que chamo de imaginação moral. Ao passar um ano na África após a faculdade, concluí que os cidadãos dos países ricos conhecem a miséria, mas não conseguem imaginar na prática o que isso significa. A segunda coisa é a mudança das estruturas que causam a pobreza. Plantadores de algodão da África são pobres devido aos subsídios dados aos produtores americanos e europeus –o que faz com que o algodão venha a valer menos do que os custos de produção.”

Bruce Detwiller, membro da OXFAM, Organização Não-Governamental voltada para a erradicação da pobreza no mundo.