GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Estatua da Liberdade foi presente de francês

Quando foi construída a Estatua da Liberdade?

O que ela representa?

A estatua da Liberty Enlightening the World ( a liberdade iluminando o mundo), conhecida como Estátua da Liberdade, localizada na antiga ilha de Bedloe ( hoje ilha Liberty), em Nova Iorque, Estados Unidos,foi um presente dos franceses para os americanos no centenário da Independência dos Estados Unidos, em 1886. a idéia original foi do jornalista e historiador Edouard René de Laboulaye, logo depois do final da Guerra Civil americana (1862- 1865). A estatua simboliza a liberdade e as oportunidades que a América do Norte oferecia. Ela traz na mão direita uma tocha, simbolizando a luz da liberdade, e na esquerda uma tábua com a inscrição 4 de julho de 1776, data em que foi proclamada a independência dos Estados Unidos.

Construída na França, a estatua cruzou o Atlântico no navio francês Isèse. Custou, na época 800 mil dólares e foi colocada de frente para o porto, como se estivesse saudando os recém- chegados so Estados Unidos. Com 92 metros (incluindo o pedestal), foi projetada pelo escultor Frédéric- August Bartholdi em 1874, e a sua estrutura metálica ficou por conta de Gustave Eiffel, também criador a Torre Eiffel. O pedestal e a base foram financiados pelos próprios americanos.

A inauguração aconteceu em 28 de outubro de 1886, com direito a 2500 convidados e parada militar. A queima de fogos teve que ser adiada porque o dia estava chuvoso. Recentemente, na década de 80, a estatua precisou passar por uma restauração. As obras começaram em 1984, ficando prontas em 1986, para as comemorações do bicentenário da Independência – e do seu próprio centenário.