Escolhida para ser a mãe de Jesus, ela se transformou na figura feminina mais venerada do cristianismo – o que lhe rendeu mais de 200 títulos e homenagens.
Por Michelle Veronese
Atualizado em 11 out 2017, 18h04 - Publicado em 30 set 2007, 22h00
Na Palestina do século 1, ela poderia ter sido apenas a filha de Ana e Joaquim. Mas Maria foi escolhida para ser a mãe de Jesus e se transformou na figura feminina mais venerada do cristianismo. Sua vida, dons e aparições renderam a ela mais de 200 títulos e homenagens. Conheça alguns deles abaixo.
Esta galeria está dividida em quatro partes:
DOGMAS imagens 1 a 3
São as verdades que a Igreja Católica considera inquestionáveis. Algumas das mais populares devoções marianas foram originadas em dogmas sobre Nossa Senhora.
APARIÇÕES E MILAGRES imagens 4 a 7
Na tradição católica, há vários relatos de feitos extraordinários atribuídos a Maria. Quando não manda sinais, dizem que ela aparece em pessoa aos fiéis. Assim começaram muitas devoções marianas.
VIDA imagens 8 a 10
Nos primórdios do cristianismo, os fiéis costumavam pintar imagens para lembrar os momentos mais importantes da trajetória de Maria. Daí nasceram as devoções inspiradas em sua vida.
Continua após a publicidade
VIRTUDES imagens 11 a 14
Amor, piedade, bondade, misericórdia… Os católicos associam à mãe de Jesus uma enorme lista de virtudes. Para cada uma delas, também existe uma imagem ou culto.
1/14 Nossa Senhora da Conceição: Em 1854, o papa Pio 9º proclamou que Maria era virgem quando Jesus foi concebido e que ela viveu isenta de maldade. Esse é o dogma da Imaculada Conceição. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
2/14 Nossa Senhora Mãe de Deus: No século 5, a Igreja confirmou a santidade de Maria. Por ter dado à luz o filho de Deus, não era uma simples mulher. Assim, os fiéis passaram a rezar: “Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós”. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
3/14 Nossa Senhora da Glória: É uma referência ao dogma da Assunção, segundo o qual Nossa Senhora subiu ao céu de corpo e alma, onde foi recebida com todas as honras. Coroa e cetro indicam que ela é uma rainha gloriosa. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
4/14 Nossa Senhora Aparecida: Não foi Maria, e sim esta imagem enegrecida, que surgiu, em 12 de outubro de 1717, em uma rede jogada por pescadores no rio Paraíba do Sul (SP). Virou padroeira do Brasil em 1929 e hoje é cultuada por milhões de fiéis. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
5/14 Nossa Senhora de Fátima: Em 1917, as crianças Lúcia, Francisco e Jacinta revelaram ter conversado com uma “mulher linda e brilhante”. A cidade portuguesa de Fátima virou então destino de uma das mais famosas devoções. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
6/14 Nossa Senhora de Lourdes: Foi numa gruta dessa cidade francesa que Maria teria aparecido à menina Bernadete, em 1858. Os devotos acreditam que a mãe de Jesus fez brotar ali uma fonte de água milagrosa. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
7/14 Nossa Senhora de Guadalupe: Maria exibe aqui as roupas e feições dos astecas, em referência à sua aparição ao índio Juan Diego, em 1851, em Guadalupe, no México. É a padroeira da América Latina. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
8/14 Nossa Senhora dos Prazeres: Os devotos também gostam de lembrar as alegrias de Maria, como o nascimento de Jesus e a ressurreição de seu filho. Os momentos felizes são representados por cabeças de anjos aos pés da imagem. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
9/14 Nossa Senhora das Dores: Os 7 punhais cravados no peito desta imagem fazem referência aos sofrimentos de Maria, começando pela fuga da família para o Egito, até a crucificação de Cristo, em Jerusalém. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
10/14 Nossa Senhora do Desterro: Lembra a fuga de Maria, José e do menino Jesus para o Egito. Segundo a Bíblia, a família escapava da perseguição do rei Herodes, que mandara matar todos os primogênitos da Palestina. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
11/14 Nossa Senhora da Guia: Por ter guiado Jesus na infância, é invocada pelos fiéis em busca de orientação. Na Igreja Católica Ortodoxa, ela é conhecida como Odigitria ou Condutora. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
12/14 Nossa Senhora da Piedade: Nesta imagem, Maria segura o filho retirado da cruz e chora ao vê-lo morto. Os devotos se identificam com seu sofrimento e rezam a ela pedindo apoio nos momentos de aflição. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
13/14 Nossa Senhora das Graças: Maria teria dito a uma noviça na França, em 1830, como deveriam ser cunhadas medalhas em sua homenagem. Os fiéis que usam a imagem no pescoço confiam que terão seus pedidos atendidos. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
14/14 Nossa Senhora das Mercês: A misericórdia de Maria inspirou a criação da Irmandade de Nossa Senhora das Mercês, que no século 12 libertava cristãos presos pelos mouros. Seus devotos soltaram escravos no Brasil colonial. (Marcelo Calenda/Superinteressante)
Água, a substância mais estranha da face da TerraA água tem mais de 70 anomalias – ou seja, comportamentos que desafiam as previsões dos físicos. Neste vídeo, explicamos quatro delas.Ela é menos densa no estado sólido que no líquido, desafia a gravidade e congela mais rápido se está fervendo. Essas são algumas das mais de 70 anomalias da água: um conjunto de características que nenhum outro líquido do Universo tem. Entenda por que os superpoderes do H2O são a chave para a vida na Terra.
*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.