GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

O lado B da Segunda Guerra

O segundo país com mais mortos foi a China. E o Japão perdeu cinco vezes mais soldados que os EUA. Conheça a outra face do conflito

China

A outra União Soviética.

A China perdeu um em cada 25 habitantes na Segunda Guerra. Foram 20 milhões de mortos, numa população de 500 milhões. Assim, só perde nesse quesito para a União Soviética, que teve 24 milhões de mortos. Além disso, sofreram de tudo nas mãos dos seus algozes, os japoneses: estupros em massa, experimentos em cobaias humanas e armas biológicas, como uma bomba de peste bubônica.

Japão

Cinco vezes mais soldados mortos que os EUA.

Mais de 80% dos mortos no Japão foram militares. Dá 2 milhões de soldados, bem mais que os 400 mil americanos mortos nos dois fronts. Os 400 mil civis japoneses que morreram foram vítimas dos bombardeios americanos. A maior parte em apenas três: 100 mil nos bombardeios incendiários a Tóquio mais 200 mil em Hiroshima e Nagasaki.

Tailândia

O único aliado dos japoneses na Ásia.

Em dezembro de 1941, o Japão invadiu a Tailândia. Estavam só de passagem, a caminho do ataque à colônia britânica de Burma (atual Mianmar). Os tailandeses desistiram rapidinho: não só deram passagem aos japoneses, como se tornaram seus únicos parceiros para valer na guerra – Alemanha e Itália mal colaboraram no Pacífico. De qualquer forma, foram poucos mortos tailandeses: 5.600 militares e 2 mil civis.

Colônias europeias

Um holocausto inteiro.

Morreram quase tantos civis nas colônias da Holanda e da França na Ásia quanto judeus na Europa: 5,5 milhões somando as mortes na Indonésia (holandesa) e na Indochina Francesa (atuais Laos, Camboja e Vietnã).

EUA

Um quarto deles morreu no Pacífico.

Não foram apenas soldados dos EUA que morreram no front do Pacífico. 992 civis americanos que viviam na Ásia morreram em campos de concentração japoneses. Curiosidade: balões incendiários do Japão fizeram seis vítimas em pleno território americano, no Estado do Oregon.

Índia

Duas iugoslávias e uma França.

Os mais de 2 milhões de mortos na Índia foram basicamente de civis que pereceram por fome e doenças decorrentes da guerra. Militares mesmo morreram “só” 87 mil (quase um quarto do total dos EUA).

Leia mais:
E se os nazistas tivessem vencido a Segunda Guerra?
Japoneses tinham escravas sexuais durante a Segunda Guerra Mundial