Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Pilares da fé

Comparando os dogmas de 5 grandes religiões, descobre-se que há muitas semelhanças - e algumas diferenças fundamentais - entre elas

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h36 - Publicado em 18 fev 2011, 22h00

Texto Michelle Veronese

CRISTIANISMO

Natureza de Deus – É um, mas formado por 3 entes: Pai, Filho e Espírito Santo. O primeiro não tem forma, mas é descrito com atributos humanos. O segundo é Jesus. E o terceiro pode se revelar como vento, pomba etc.

Criação – Deus é o criador de tudo. Depois de criar Adão, o primeiro homem, tirou dele uma costela e transformou-a em Eva, a primeira mulher. O casal morava no paraíso, mas foi expulso de lá por pecar.

Vida após a morte – Os cristãos não acreditam em reencarnação, mas aceitam que a alma pode viver eternamente. No dia do Juízo Final, Cristo vai julgar a todos. Os bons irão para o céu – e os maus, para o inferno.

Literatura sagrada – A Bíblia Cristã é composta do Velho e do Novo Testamentos. Os evangelhos de Mateus, Marcos, Lucas e João são considerados os livros mais importantes, pelo registro que eles fazem da vida de Jesus.

Seguidores – Com 2,1 bilhões de fiéis, é a maior religião do mundo.

Continua após a publicidade


JUDAÍSMO

Natureza de Deus – Os judeus acreditam que só existe um Deus, cujo nome (Yahweh) não deve ser pronunciado. É onipotente, onipresente e onisciente. Observa as ações de todos e conduz o destino da humanidade.

Criação – Deus criou o mundo em 6 dias e descansou no 7º. Deu vida ao homem a partir do barro, com um sopro divino. Segundo a crença judaica, Ele acabará com toda a Criação quando assim o decidir.

Vida após a morte – Os judeus não acreditam em reencarnação. Para alguns, a alma fica aguardando o julgamento no dia do Juízo Final. Outros preferem a ideia de que ela é julgada imediatamente após a morte.

Literatura sagrada – A Bíblia Hebraica contém leis e orientações para a vida mas também narra a história dos hebreus – começando pela criação do mundo e pela aliança entre Deus e os patriarcas Abraão e Moisés.

Seguidores – O número de judeus ultrapassa 13 milhões.

Continua após a publicidade

ISLAMISMO

Natureza de Deus – Os muçulmanos acreditam que só existe um Deus: Alá – tão perfeito que não se pode defini-Lo. Ao observar a natureza, contudo, é possível reconhecer Seus atributos: bondade, justiça etc.

Criação – Alá é o Criador de tudo, inclusive do bem e do mal. Cada detalhe do mundo e da vida é fruto da vontade Dele. Os seres humanos, por serem Suas criaturas, devem se submeter à vontade divina.

Vida após a morte – Não existe a ideia de reencarnação. Mas os fiéis acreditam que o indivíduo, depois da morte, fica aguardando o Juízo Final. Aqueles que cumprem em vida a vontade de Alá ganham o paraíso.

Literatura sagrada – O Alcorão é considerado a palavra de Deus, revelada ao profeta Maomé pelo anjo Gabriel. As traduções, no entanto, não são sagradas. Esse status só é conferido à versão escrita em árabe.

Seguidores – É a 2ª crença em número de seguidores: 1,34 bilhão.

Continua após a publicidade


HINDUÍSMO

Natureza de Deus – Brahman (não confunda com o deus Brahma) é o espírito supremo presente em todas as coisas. Não tem forma nem personalidade, mas Seus atributos se manifestam em milhões de divindades.

Criação – É cíclica: da destruição de um Universo anterior, o deus Brahma – filho de Brahman – surge para criar um novo. Muitas vezes Ele é representado como um homem de 4 cabeças e 4 braços.

Vida após a morte – Dependendo do carma (as ações em vida), a alma renasce numa forma física mais ou menos evoluída. A meta dos seres humanos é se libertar do ciclo de renascimentos por meio da devoção.

Literatura sagrada – Os primeiros ensinamentos hindus foram compilados nos Vedas, conjunto de documentos em sânscrito escritos por volta do ano 1000 a.C. Seus 4 volumes contêm tratados filosóficos e orações.

Seguidores – Terceira maior religião, com 950 milhões de devotos.

Continua após a publicidade


BUDISMO

Natureza de Deus – Alguns budistas reconhecem a existência de seres sobrenaturais, mas não acreditam em um espírito supremo que governa o mundo. Seguem o exemplo de sabedoria dos budas (pessoas iluminadas).

Criação – Se não há um criador, não há criação. Ou melhor, há, mas ela é cíclica. Não tem começo nem fim e é parte da roda de sofrimento a que todos os seres humanos estão ligados pelo renascimento.

Vida após a morte – Toda vida continua, seja sob a forma humana, divina ou animal. Tudo depende do comportamento na vida anterior. Livrar-se dos apegos materiais é o caminho para alcançar a iluminação.

Literatura sagrada – Os ensinamentos de Buda foram reunidos no Tripitaka. Dessas escrituras, sobreviveram até hoje 3 versões: uma (Teravada) em idioma páli e duas (Mahayana) escritas em chinês e tibetano.

Seguidores – Estima-se que o número de budistas seja de 350 milhões.

Continua após a publicidade


Fonte: O Atlas das Religiões, Em Busca de Deus, The Complete Idiot’s Guide to World Religions e Encyclopedia of Religion.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.