GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que os japoneses…

Confira algumas cuirosidades sobre os japoneses.

Texto Carla Navarrete

…Têm poucos pêlos no corpo?

A característica está ligada aos fatores genéticos e hormonais de cada raça. “Eles têm poucos pêlos no corpo, mas seus cabelos são mais grossos e lisos”, diz a dermatologista Denise Steiner. Fatores como clima e alimentação não influem. “Se fosse assim, eles seriam mais peludos, pois vivem numa região fria”, diz.

…Têm intolerância a leite e ao álcool?

Boa parte dos japoneses fica vermelha quando bebe por falta de uma enzima que participa do metabolismo do álcool – mas isso não quer dizer que eles fiquem bêbados mais rápido. Já a intolerância aos laticínios é uma característica que um dia foi dominante nos humanos adultos – leite é alimento de bebês. O consumo de queijos, iogurte e afins desencadeou um processo de seleção natural que privilegiou a tolerância a laticínios nos grupos que incluem esses alimentos na dieta. Não é o caso dos japoneses.

…Têm pênis pequeno?

Isso é uma das maiores calúnias já perpetradas contra nossos amigos nipônicos! Se você quer mesmo saber, o bilau do Sol nascente costuma ser maior que o brasileiro. Segundo o Japanese Journal of Sexology, a média japonesa é de 13 cm. No Brasil, devido à grande miscigenação de raças, a média é de 12,4 cm. Bem está a África do Sul: lá o índice é de 15,9 cm.

…Tiram tantas fotos?

De acordo com o antropólogo Koichi Mori, da USP, os japoneses desenvolveram ainda no século 17, nas viagens a templos budistas, o costume de comprar pinturas de paisagens, feitas numa técnica chamada ukiyo-e. A tradição se aperfeiçoou com a câmera fotográfica, que se tornou acessível a grande parte da população com o boom tecnológico, nos anos 80. Em 2004, cerca de 70% das famílias japonesas já possuíam câmera digital.