GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Quem era a Mona Lisa?

O mestre Leonardo da Vinci certamente contratou alguém para posar para sua obra-prima. Mas, até agora, ninguém apareceu para pegar o cachê

Que foi Leonardo da Vinci quem pintou a Mona Lisa, disso parece que ninguém tem dúvida. Agora, quem era a tal da Mona Lisa é uma dúvida que todos parecem ter. Escolha uma das alternativas seguintes que melhor completa a frase “A Mona Lisa era… : a) uma modelo qualquer”; b) uma senhora da nobreza italiana”; c) uma representação universal da mulher”; d) um(a) amante de Leonardo”; e) um autorretrato de Leonardo” ; f) nenhuma das alternativas anteriores.

O gabarito correto ainda não existe. Mas há algumas hipóteses. Uma delas diz que a modelo que posou para o pintor chama-se Isabella D’Este. Tratava-se de uma mulher da nobreza de Mântua, cidade onde Leonardo morou por um tempo. Ela teria pedido a ele que pintasse um retrato seu. Um desenho de Isabella (feito por Leonardo) conhecido por especialistas é o que dá fôlego à teoria. Isso porque muitos traços são semelhantes aos da Mona Lisa. Outra hipótese, levantada por Vasari, biógrafo do pintor italiano, leva a crer que a mulher retratada é Lisa Gherardini, esposa de Francesco Giocondo, um rico comerciante de Florença. Essa alternativa, uma das mais aceitas pelos estudiosos modernos, explicaria o segundo nome comumente atribuído à pintura: Gioconda.

Entretanto, a ideia de que a “Gioconda” é na verdade um homem tem também seus adeptos. Uns dizem que ela é um retrato de Francesco Giocondo mesmo, e não de sua esposa. Outros afirmam que é o próprio Da Vinci. Seria um autorretrato com traços femininos. A crença vem de um estudo realizado por Lillian Swartz e Gerald Holzman, especialistas em computação. A dupla comparou – por meio de softwares – a Mona Lisa com um autorretrato do pintor e chegou a tal conclusão.

Para pesquisadores, a ideia de que a Mona Lisa é do sexo masculino reforçaria a tese de que Leonardo da Vinci era homossexual. Nessa linha, dizem que a pintura retrataria Andrea Salai, um adolescente com quem o artista teria se envolvido no início do século 16.