Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

As melhores reportagens da SUPER em 2017

E de bônus: as mais lidas do nosso site.

Por Karin Hueck Atualizado em 22 dez 2017, 17h52 - Publicado em 21 dez 2017, 15h46

Recordar dá vontade de morar no passado é viver. E foi bom olhar para as grandes reportagens que produzimos aqui na SUPER em 2017. Os assuntos mais polêmicos, o futuro maravilhoso e até uma viagem pelo nosso passado misterioso entraram na lista.

Confira aqui:

1. Sapiens, uma nova história da humanidade – agosto

Icaro Yuji/Superinteressante

Quem somos? De onde viemos? Para onde vamos? Pelo menos para as primeiras duas perguntas já há respostas – e elas estavam nesta reportagem. A capa de agosto mostrou os caminhos da evolução humana: explicou quem foram nossos antepassados, que características herdamos de quem e como o gênero Homo (do nosso Sapiens) surgiu. Uma aula de arqueologia e evolução.

2. Sim, o melhor é falar sobre suicídio – julho

Depois do sucesso da série 13 Reasons Why, da Netflix, e de um grupo de WhatsApp que supostamente incentivava o suicídio entre adolescentes, não houve mais como ignorar o assunto. Esta reportagem mostrou que os casos aumentaram no Brasil, explicou quais são os sinais de alerta e mostrou que a melhor maneira de lidar com o problema é conversando abertamente sobre ele.

3. 8 mitos sobre o aborto – janeiro

Todo mundo tem um opinião sobre o aborto, mas poucas pessoas conhecem os fatos que o cercam. Esta reportagem toda infografada, feita com os dados mais recentes que existem, mostra que o aborto é mais comum do que se imagina: é feito por mulheres de todas as classes e religiões, que inclusive estavam usando métodos anticoncepcionais – e que correm perigo de saúde por fazê-lo de forma clandestina. E mais: proibir o aborto só faz com que os procedimentos aumentem, e botam em risco apenas as camadas mais pobres da população.

Continua após a publicidade

4. O remédio mais perigoso do mundo – outubro


Esta reportagem de capa mostrou os perigos dos opioides: um tipo de remédio tão viciante quanto drogas recreativas, e que já matou mais gente nos EUA dos que armas de fogo e acidentes de trânsito, somados. Da mesma família da morfina, eles agora chegaram ao Brasil – e ameaçam se tornar tão letais quanto lá fora.

5. Olhe para o alto, seu Uber chegou – julho

Esta reportagem veio diretamente do futuro, e olhou para os projetos mais promissores que tentam tirar os carros voadores do papel. Embraer, Airbus e Dell já têm protótipos de veículos que levantem voos verticalmente – e o Uber quer revolucionar o transporte urbano, botando seus passageiro para viajar no meio das nuvens.

6. A nova cara da sifilis – junho

Enganou-se quem achava que a sífilis era um problema do passado. Depois de um crescimento de 32% nos casos, o Ministério da Saúde teve de lançar um alerta: a DST demodê voltou a ser epidemia no Brasil. E o pior: o tratamento – feito com a banal penicilina – está em falta no país. De tão barato e pouco lucrativo, as indústrias farmacêuticas simplesmente pararam de fabricá-lo.

 

E bônus: as 10 matérias mais lidas no nosso site:

  1. A nova cara da sífilis
  2. Crack: tudo o que sabíamos sobre ele estava errado
  3. 20 palavras erradas que parecem certas
  4. Uma pista escondida em Game of Thrones pode definir o destino de Cersei
  5. Você está assistindo a Stranger Thing do jeito errado. Mude as configurações da TV
  6. Site mostra a origem do seu sobrenome e diz onde ele é popular
  7. Por que achamos que ser magro é bonito?
  8. Inteligência artificial pôs à prova psicografia de Chico Xavier
  9. Os filmes fora de série escondidos no palheiro da Netflix
  10. O caso Richthofen na Cracolândia e uma aula de fake news

     

    Continua após a publicidade
    Publicidade