Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Automóveis ecológicos: a corrida já começou

Várias tecnologias prometem emitir menos poluentes e ser mais sustentáveis. Qual vai ganhar?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h00 - Publicado em 26 fev 2011, 22h00

Hidrogênio

Como se move – O hidrogênio que move o motor pode ser retirado de substâncias como combustíveis fósseis, água e até urina.

Velocidade – Um protótipo atingiu 331,68 km/h em uma pista de testes nos EUA.

Economia – Ainda não é possível calcular.

Poluentes – Ao rodar, a geração de energia resulta em água, portanto não polui. Mas ainda não descobriram um jeito de extrair hidrogênio sem gastar muita energia.

Preço – Não está disponível em larga escala. A Honda produziu 200 modelos do FCX Clarity para consumidores selecionados, a um leasing de US$ 600 (cerca de R$ 1,1 mil) por mês, por 3 anos.

Na rua – Deve levar no mínimo 10 anos para se popularizar.

Continua após a publicidade

Veredito – 3º lugar: Ainda é caro e difícil obter hidrogênio – sem contar que não há rede de abastecimento.

Híbrido

Como se move – Tem dois motores: um elétrico e um a diesel ou gasolina, para dar uma força quando o carro precisa de potência extra.

Velocidade – O desempenho é quase igual ao dos carros tradicionais.

Continua após a publicidade

Economia – O Toyota Prius faz 21 quilômetros por litro de gasolina, quase o dobro dos carros comuns.

Poluentes – Usam combustíveis tradicionais e emitem CO2, mas bem menos que um carro comum. As baterias podem ser nocivas, mas as mais modernas podem ser recicladas.

Preço – De US$ 19,8 mil ou R$ 35 640 (Honda Insight) a US$ 104 mil ou R$ 187,2 mil (Lexus LS 600h L), nos EUA.

Na rua – Desde a década de 1990.

Continua após a publicidade

Veredito – 2º lugar: Emite poluentes, mas já está nas ruas e pode ser abastecido na rede existente.

Elétrico

Como se move – É alimentado exclusivamente de energia elétrica.

Velocidade – Hoje baixa, em torno de 80 km/h.

Continua após a publicidade

Economia – Um modelo elétrico deve consumir R$ 0,03 por quilômetro. Os tradicionais saem por R$ 0,25.

Poluentes – Roda sem emissão de gases e não polui o ambiente, mas esbarra no velho problema das baterias, que podem poluir mananciais de água se descartadas incorretamente.

Preço – O indiano REVAi custa R$ 75 075 no Brasil. Outros modelos, como o chinês Flybo, são vendidos por até US$ 18 mil em outros países.

Na rua – Desde os anos 90.

Continua após a publicidade

Veredito – 1º lugar: O modelo de negócio do Better Place pode fazer diferença pra valer no futuro.

UM TERÇO DOS TURISTAS QUE VISITAM O SITE TRIP A DVIR (OU SEJA, MUITA GENTE!) DIZ QUE JÁ PROCURA OPÇÕES DE VIAGENS MAIS SUSTENTÁVEIS.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.