GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Como cozinhar no micro-ondas

Já tentou preparar alguma comida no micro-ondas e o resultado foi um desastre? Pois saiba que dá para cozinhar comida de verdade (e gostosa) no forninho

1. Três regras para evitar problemas

Fure os alimentos

Usando um garfo, faça vários furinhos na casca (para que não explodam durante o cozimento).

Corte em pedaços menores

Eles cozinham de forma mais homogênea.

Evite a potência máxima

Geralmente, é melhor pegar leve (veja abaixo).

Fica ruim

a. Carne vermelha

As micro-ondas deformam as fibras da carne, que fica com textura e gosto de sola de sapato.

b. Bolos

Não tente dar uma de Ofélia do século 21. Bolos não ficam bons, pois não assam direito (o recheio esquenta mais que o resto, e acaba queimando).

c. Massas

Tortas, pizzas, cookies e empadas precisam ser feitas no forno convencional. Lasanha também é má pedida (pois o queijo tende a ficar queimado).

Fica ok

d. Macarrão

Mergulhe 250 g dele num recipiente com água e cozinhe na potência máxima (100%) por 8 minutos. Pare o cozimento a cada 1 ou 2 minutos para mexer os fios.

e. Salsicha, linguiça e hambúrguer

Fica razoável, e light – pois o cozimento expele a gordura do alimento. Salsicha e linguiça: 1 minuto na potência média-alta (70%). Hambúrguer (descongelado): 2 minutos na potência média (50%).

Fica bom

f. Arroz

Coloque uma xícara de arroz, duas de água, uma colher de sobremesa de óleo e uma de sal num recipiente adequado para micro-ondas. Cozinhe por 15 minutos na potência média-alta (70%).

g. Pipoca

Coloque meia xícara de milho de pipoca num saco de papel – como o da padaria. Cozinhe por 2 minutos no máximo. Tem 80% menos calorias que a pipoca industrializada.

h. Peixe

Cubra o filé (já descongelado) com rodelas de tomate ou suco de limão, manjericão e sal, e cozinhe na potência média (50%) por 3 minutos. Deixe esfriar antes de comer.

i. Batata chips

Corte em rodelas finas e pincele azeite. Coloque sobre um prato com papel-toalha e cozinhe a 70% de potência por 3 minutos. Vire e cozinhe por mais 3 minutos.

j. Ovo mexido

Quebre o ovo, misture bem a clara e a gema, coloque numa vasilha e cozinhe por 1 minuto e meio na potência média-alta (70%). Pare na metade para mexer. Coma com sal.

k. Legumes

Coloque num recipiente adequado e cubra com pouca água. Tampe a vasilha com papel filme, fazendo furos para o vapor sair, e cozinhe por 3 minutos na potência média-alta (70%).

 

Fontes: Blog Receitas de Micro-ondas; David Mansaud, da Faculdade de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; Associação de Tecnologias de Micro-ondas do Reino Unido; Microwave Magic – The Art of 21st Century Cooking.