Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Como cozinhar coisas básicas no microondas

Já tentou preparar alguma comida no microondas e o resultado foi um desastre? Pois saiba que dá para cozinhar comida de verdade (e gostosa).

Por Aurélio Amaral Atualizado em 26 mar 2020, 19h49 - Publicado em 9 fev 2018, 11h55

1. Três regras para evitar problemas

Fure os alimentos

Usando um garfo, faça vários furinhos na casca (para que não explodam durante o cozimento).

Corte em pedaços menores

Eles cozinham de forma mais homogênea.

Evite a potência máxima

Geralmente, é melhor pegar leve (veja abaixo).

Fica ruim

a. Carne vermelha

As microondas deformam as fibras da carne, que fica com textura e gosto de sola de sapato.

b. Bolos

Não tente dar uma de Ofélia do século 21. Bolos não ficam bons, pois não assam direito (o recheio esquenta mais que o resto, e acaba queimando).

c. Massas

Tortas, pizzas, cookies e empadas precisam ser feitas no forno convencional. Lasanha também é má pedida (pois o queijo tende a ficar queimado).

Fica ok

d. Macarrão

Mergulhe 250 g dele num recipiente com água e cozinhe na potência máxima (100%) por 8 minutos. Pare o cozimento a cada 1 ou 2 minutos para mexer os fios.

Continua após a publicidade

e. Salsicha, linguiça e hambúrguer

Fica razoável, e light – pois o cozimento expele a gordura do alimento. Salsicha e linguiça: 1 minuto na potência média-alta (70%). Hambúrguer (descongelado): 2 minutos na potência média (50%).

Fica bom

f. Arroz

Coloque uma xícara de arroz, duas de água, uma colher de sobremesa de óleo e uma de sal num recipiente adequado para micro-ondas. Cozinhe por 15 minutos na potência média-alta (70%).

g. Pipoca

Coloque meia xícara de milho de pipoca num saco de papel – como o da padaria. Cozinhe por 2 minutos no máximo. Tem 80% menos calorias que a pipoca industrializada.

h. Peixe

Cubra o filé (já descongelado) com rodelas de tomate ou suco de limão, manjericão e sal, e cozinhe na potência média (50%) por 3 minutos. Deixe esfriar antes de comer.

i. Batata chips

Corte em rodelas finas e pincele azeite. Coloque sobre um prato com papel-toalha e cozinhe a 70% de potência por 3 minutos. Vire e cozinhe por mais 3 minutos.

j. Ovo mexido

Quebre o ovo, misture bem a clara e a gema, coloque numa vasilha e cozinhe por 1 minuto e meio na potência média-alta (70%). Pare na metade para mexer. Coma com sal.

k. Legumes

Coloque num recipiente adequado e cubra com pouca água. Tampe a vasilha com papel filme, fazendo furos para o vapor sair, e cozinhe por 3 minutos na potência média-alta (70%).

 

Fontes: Blog Receitas de Micro-ondas; David Mansaud, da Faculdade de Gastronomia da Universidade Estácio de Sá, no Rio de Janeiro; Associação de Tecnologias de Micro-ondas do Reino Unido; Microwave Magic – The Art of 21st Century Cooking.

Continua após a publicidade
Publicidade