A entrada de Eisriesenwelt, a maior formação de cavernas de gelo do mundo, na Áustria, pode ser avistada de longe: tem 20 metros de largura por 18 de altura. Mas, localizada a 1000 metros de altitude, onde a temperatura média no verão é de zero grau, essa abertura não é visível do vale do Rio Salzach, próximo de Salzburgo. Por isso, as cavernas, formadas há milhões de anos, permaneceram incógnitas até 1879 e só se tornaram conhecidas do mundo 30 anos depois. Hoje, Eisriesenwelt é visitada por 200 000 turistas anualmente.
As cavernas estendem-se por 42 quilômetros. A parte coberta de gelo e aberta aos turistas é de apenas 1 quilômetro. Nesse trecho de chão liso as paredes são formadas por colunas, torres e cascatas de gelo de todas as formas, que se modificam sutilmente a cada ano, esculpidas pelo vento gelado que penetra por inúmeras aberturas.
As cavernas de Eisriesenwelt estendem-se por incríveis 42 quilômetros. É a mesma distância que percorrem os atletas de uma das modalidades esportivas mais desgastantes – a maratona