Nova datação das eras glaciais: discussão quente sobre o gelo

As novas datações das eras glaciais podem alterar as teorias sobre mudanças climáticas.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 30 abr 1989, 22h00

A discussão sobre a datação correta das eras glaciais esquentou novamente. Segundo a teoria astronômica, que atribui as variações climáticas a mudanças no ângulo e na direção do movimento terrestre, o último intervalo entre duas glaciações, chamado interglacial, foi há125 mil anos. Mas um grupo de pesquisadores americanos, depois de estudar os sedimentos de um local conhecido como Devil’s Hole, em Nevada, chegou a outra conclusão. O veio estudado pelo grupo foi gradualmente construído entre 50 mil e 300 mil anos atrás. Através de uma técnica para medir temperaturas e analisar a proporção entre dois isótopos de oxigênio 18 -, o grupo descobriu que o último período interglacial ocorreu há mais de 147 mil anos e talvez tenha começado há 163 mil anos. Se for realmente confirmada e aceita, a nova hipótese promete colocar na geladeira algumas certezas da teoria astronômica. Para os pesquisadores, as novas datações derrubam completamente o modelo convencional, mas ele se torna insuficiente para explicar as principais mudanças climáticas ocorridas entre 100 mil e 300 mil anos atrás. Há outros fatores, como mudanças em correntes oceânicas, que devem ser também considerados.

Para saber mais: SuperMundo