Por que dizem que comer formiga faz bem para a visão?
Elas são consumidas na época em que estão com a barriga cheia de ovos e, portanto, mais ricas em proteína. ¿Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo.
Julia Priolli
Por que dizem que comer formiga faz bem para a visão?
(Naiara Ribeiro de Freitas,
Catanduva, SP)
A lenda não tem origem comprovada, mas tudo indica que foi inventada para que não se rejeitassem alimentos invadidos pelo inseto, o que costuma acontecer principalmente com o açúcar. “Mitos desse tipo são, na verdade, fórmulas pedagógicas – como alertar que quem brinca com fogo faz xixi na cama. Os pais só dizem isso para as crianças não se queimarem”, afirma folclorista Toninho Macedo, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Diferentes espécies de formiga são consideradas iguarias saborosas por vários povos da Venezuela, Colômbia, México, África e Austrália – além de fazerem parte do cardápio de todos os indígenas brasileiros de origem tupi, especialmente a içá, ou tanajura, como são chamadas as fêmeas da saúva. Elas são consumidas na época em que estão com a barriga cheia de ovos e, portanto, mais ricas em proteína. “Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo.
O hábito de comer o inseto advém mais de sua abundância do que do teor proteico”, diz Nélson Papávaro, entomólogo aposentado da USP, especialista em formigas. Quanto aos supostos benefícios para a visão, não existe comprovação científica. “O mito não é levado a sério. Tanto que, até hoje, jamais houve uma pesquisa comparando a visão de comedores e de não comedores de insetos”, afirma o oftalmologista Rubens Belfort, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).