7 curiosidades bizarras sobre o Quênia
Um jogo ancestral, uma misteriosa cidade abandonada e vários festivais incríveis
A metrópole que sumiu
As misteriosas ruínas de Gedi, em Malindi, deixam os arqueólogos perplexos. Eles encontraram até vasos ming e vitrais venezianos lá, mas não há indícios de por que a avançada cidade foi abandonada.
Vai bem com tudo
O githeri, uma mistura de feijão com milho, é o grande coringa da culinária queniana. Dependendo do preparo, vira um tipo de caldo, um mexidão com batata e carne, ou outro prato, o mukimo, com banana e verduras.
+ 7 curiosidades bizarras sobre Burkina Fasso
+ 7 curiosidades bizarras sobre a Suécia
Sopre a vela
Na virada do ano, na Páscoa e no feriado islâmico de Maulidi, a ilha de Lamu vira uma festa com as corridas de dhow, um tipo artesanal de barco. Em terra firme, uma disputa mais divertida: corrida de burros!
Todos juntos
Outro festival com um visual incrível é o do lago Turkana, no norte. Ele reúne dez tribos diferentes, cada uma com suas roupas, músicas e comidas. Na foto, os samburus dançam para festejar o fim das secas.
Passatempo nacional
Bao (ou mancala) é talvez o jogo mais antigo do mundo, com evidências arqueológicas que datam de milhares de anos. O objetivo é redistribuir sementes ou pedras nos buracos do tabuleiro, capturando as do rival.
Fila pro busão
A capital, Nairóbi, tem várias leis estranhas. Lá, é ilegal cutucar o nariz com o dedo. Todo prédio tem que ser pintado anualmente. E, se houver mais de seis pessoas num ponto de ônibus, elas têm que fazer fila!
+ 7 curiosidades bizarras sobre Mônaco
+ 7 curiosidades bizarras sobre a Coreia do Sul
Língua com língua
Muitas gírias surgiram da mistura dos idiomas suaíli e inglês, por isso são chamadas de “sheng” (fusão de “swahili” e “english”). “Mãe”, por exemplo, é “madha”. “Garota” é “dame”. “Morar” é “pack”.
ESTATÍSTICAS ESTRANHAS
67 membros ano Senado
29% audiência média do canal de TV mais popular, o Citizen
US$ 1.000 Preço de 1 kg de marfim de elefante contrabandeado
US$ 292 mil Arrecadação total de Vingadores: A Era de Ultron no país
FONTES Sites Buzz Kenya, Trending News Kenya, Kenya National Bureau of Statistics, Lamu Island, The Insatiable Traveler, CIO e Atlas Obscura