Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como funciona a caixa preta dos aviões?

Esse aparelho é constituído de sistemas eletrônicos de gravação que registram automaticamente todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos 30 minutos de conversação na cabine de comando. Essas informações são de vital importância para os peritos que investigam as causas de um acidente aéreo. Apesar do nome, as caixas são, na verdade, […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h51 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

Esse aparelho é constituído de sistemas eletrônicos de gravação que registram automaticamente todos os dados relativos ao vôo, bem como os últimos 30 minutos de conversação na cabine de comando. Essas informações são de vital importância para os peritos que investigam as causas de um acidente aéreo. Apesar do nome, as caixas são, na verdade, vermelhas ou alaranjadas, e possuem um transmissor de sinais justamente para facilitar sua localização nesses casos. Para resistir aos choques, elas ficam na cauda da aeronave e são fabricadas com materiais ultra-resistentes, como titânio ou fibra de carbono, podendo suportar temperaturas superiores a 1 000 graus Celsius. “A caixa preta tem uma bateria que garante seu funcionamento totalmente independente do avião”, diz o projetista de aeronaves Lauro Nei Batista. A conexão entre a caixa e a aeronave é feita por cabos semelhantes aos usados para ligar os computadores a periféricos como impressoras e scanners.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.