Como funciona o altímetro?
Chamado de “o melhor amigo do piloto”, o aparelho que indica a altitude da aeronave é um tipo de barômetro, dispositivo mecânico que mede a pressão atmosférica. Quanto mais alto o avião está, mais rarefeita é a atmosfera e, portanto, menor a pressão do ar. Assim, medindo a variação da pressão, chega-se à altitude: a […]
Chamado de “o melhor amigo do piloto”, o aparelho que indica a altitude da aeronave é um tipo de barômetro, dispositivo mecânico que mede a pressão atmosférica. Quanto mais alto o avião está, mais rarefeita é a atmosfera e, portanto, menor a pressão do ar.
Assim, medindo a variação da pressão, chega-se à altitude: a altura do avião em relação ao nível do mar. Mas o piloto não pode bobear. Fatores como chuvas, ventos e temperatura influenciam a pressão – por isso, o piloto precisa manter o altímetro sempre calibrado com base nas informações passadas pela torre de controle. Existe também outro tipo de altímetro, que funciona por radar. O aparelho emite uma onda para o solo e mede o tempo que ela leva para voltar. Assim, dá para calcular a distância exata do avião em relação ao solo e não ao nível do mar. O uso desse tipo de altímetro tem crescido, especialmente em operações de pouso por instrumentos, quando o piloto não enxerga a pista direito.
Uma bexiga exposta à pressão da atmosfera revela a altitude
A peça principal do altímetro é uma bexiga de ar lacrada. Quanto mais alto o avião, menor é a pressão por causa do ar rarefeito. A bexiga expande e pressiona o ponteiro que indica a altitude
Quando o avião desce um pouco, a pressão externa aumenta, contraindo a bexiga, que leva o ponteiro a indicar uma altitude mais baixa