Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Como se faz gelo-seco?

Antes de saber como o gelo-seco é fabricado, você precisa saber que, ao contrário do gelo “molhado”, ele não é feito de água (H2O), e sim de dióxido de carbono, o CO2 que expelimos na respiração. Se na forma gasosa o CO2 é o famoso gás carbônico, no estado sólido ele é o gelo-seco que […]

Por Tarso Araújo
Atualizado em 22 fev 2024, 11h23 - Publicado em 18 abr 2011, 18h35

Antes de saber como o gelo-seco é fabricado, você precisa saber que, ao contrário do gelo “molhado”, ele não é feito de água (H2O), e sim de dióxido de carbono, o CO2 que expelimos na respiração. Se na forma gasosa o CO2 é o famoso gás carbônico, no estado sólido ele é o gelo-seco que sorveteiro usa para o picolé não derreter na praia. Para fabricá-lo, é preciso coletar matéria-prima. Embora o gás carbônico esteja presente na atmosfera, os fabricantes não o retiram do ar, e sim do “lixo” da produção de outras substâncias. A produção de amônia, por exemplo, libera CO2, que é sugado por uma chaminé para um tanque especial. Nesse lugar, ele é resfriado e comprimido até atingir uma temperatura de -28 ºC e uma pressão de 300 psi, cerca de dez vezes a pressão dentro de um pneu de carro. A partir daí, basta abrir a válvula que fecha o tanque num ambiente com pressão normal. “Quando isso ocorre, o CO2 se expande. Metade dele vira sólido, metade vira gás. Nós usamos a parte sólida, um gelo-seco bem fininho, que será prensado no formato de blocos, cubos ou pequenos cilindros para ser vendido”, diz Antônio Alberto, gerente de produção de uma multinacional do ramo. A vantagem do gelo-seco em relação ao “molhado” é que ele se mantém a uma temperatura média de -80 ºC. Ou seja, ele é muito mais “gelado” do que o gelo “molhado”. Uma última – e óbvia curiosidade: você sabe por que o gelo-seco tem esse nome? É porque, quando aquecido, ele passa direto do estado sólido para o gasoso, sem virar líquido.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.