GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É possível um cadáver se mexer?

Sim! Braços e pernas podem se mover durante a rigidez cadavérica. Descubra como isso ocorre

cadaver-se-mexe cadaver-se-mexe

cadaver-se-mexe (/)

ILUSTRA Paulo Rocker

PERGUNTA João Pedro Chagas da Silva, Rio de Janeiro, RJ

Sim! Braços e pernas podem se mover durante a rigidez cadavérica. Esse processo começa entre uma e duas horas após a morte e acaba em 24 horas.

Quando estamos vivos, tanto a contração como o relaxamento dos músculos gastam moléculas armazenadoras de energia, conhecidas pela sigla ATP. Mas, quando morremos e as reservas de ATP se esgotam, os filamentos musculares de contração ficam permanentemente unidos. É nesse instante que pode haver uma movimentação brusca dos membros, se eles estiverem estendidos. Esse movimento tende a ser sempre em direção ao centro do corpo e pode ser influenciado por fatores como a temperatura ambiente e até a causa da morte.

+ É possível morrer de rir?

+ É possível explodir de tanto comer?

+ Existem mesmo pessoas congeladas para ressuscitar no futuro?

+ Quanto tempo um corpo leva para se decompor?

Além disso, cadáveres também podem “arrotar” e “soltar pum”, pois a proliferação de bactérias no corpo resulta na formação de gases. Outra explicação para movimentos “cadavéricos” é a catalepsia, problema do sistema nervoso que diminui drasticamente os batimentos cardíacos, dando a ilusão de que a pessoa morreu.

Consultoria Nelson Brancaccio dos Santos, coordenador do laboratório de patologia da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde-PUCSP, e Angelo Carpinelli, vice-chefe do Departamento de Fisiologia da USP