É verdade que bebedouros caseiros matam beija-flores?
Não, isso não passa de mito. Desde que os bebedouros sejam limpos diariamente, não há qualquer problema em usá-los
Não, isso não passa de mito. Desde que os bebedouros sejam limpos diariamente, não há qualquer problema em usá-los para atrair e alimentar beija-flores, afirma o médico sanitarista e estudioso de aves Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), de São Paulo. “A água com açúcar nos bebedouros artificiais não traz nenhum problema ao beija-flor. Essa informação se propagou no passado, mas não é verídica”, afirma.
+ Como o beija-flor fica suspenso no ar?
+ Qual é o menor pássaro do mundo?
O problema pode ocorrer apenas se o beija-flor for criado em cativeiro e se alimentar exclusivamente de água açucarada. “Nesse caso, ele tem uma queda de imunidade por desnutrição e pode pegar infecções que podem levá-lo à morte”, diz Figueiredo.
Seja como for, embora não seja um “crime” instalar um bebedouro no jardim, os especialistas recomendam não alimentar beija-flores e outros animais silvestres, como micos. Além de desmotivar os bichos a buscar a própria comida, alguns tipos de alimentos, como balas, chocolate ou pipoca, detonam a saúde dos animais. Isso sem falar que a alimentação inadequada pode elevar a taxa de reprodução de alguns animais que vivem em ambientes urbanos, como os pombos.
O que é o “ló” do pão de ló?
Para além de “It, a Coisa”: 5 livros de Stephen King para comprar na Black Friday
Seu nome está no ranking? Saiba como explorar a nova plataforma Nomes do Brasil
“Adolescência” pode ir até os 32 anos, indica estudo que descreve cinco fases do cérebro
Vídeo de lobo selvagem roubando armadilha pode ser primeiro registro de uso de ferramentas na espécie







