GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

É verdade que bebedouros caseiros matam beija-flores?

Não, isso não passa de mito. Desde que os bebedouros sejam limpos diariamente, não há qualquer problema em usá-los

640px-Passerina_ciris_-bird_feeder-8 640px-Passerina_ciris_-bird_feeder-8

640px-Passerina_ciris_-bird_feeder-8 (/)

Não, isso não passa de mito. Desde que os bebedouros sejam limpos diariamente, não há qualquer problema em usá-los para atrair e alimentar beija-flores, afirma o médico sanitarista e estudioso de aves Luiz Fernando Figueiredo, do Centro de Estudos Ornitológicos (CEO), de São Paulo. “A água com açúcar nos bebedouros artificiais não traz nenhum problema ao beija-flor. Essa informação se propagou no passado, mas não é verídica”, afirma.

+ Como o beija-flor fica suspenso no ar?

+ Qual é o menor pássaro do mundo?

O problema pode ocorrer apenas se o beija-flor for criado em cativeiro e se alimentar exclusivamente de água açucarada. “Nesse caso, ele tem uma queda de imunidade por desnutrição e pode pegar infecções que podem levá-lo à morte”, diz Figueiredo.

Seja como for, embora não seja um “crime” instalar um bebedouro no jardim, os especialistas recomendam não alimentar beija-flores e outros animais silvestres, como micos. Além de desmotivar os bichos a buscar a própria comida, alguns tipos de alimentos, como balas, chocolate ou pipoca, detonam a saúde dos animais. Isso sem falar que a alimentação inadequada pode elevar a taxa de reprodução de alguns animais que vivem em ambientes urbanos, como os pombos.