Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

O canto dos pássaros muda ao longo do tempo?

Passarinho, que som é esse?

Por Yuri Vasconcelos Atualizado em 4 jul 2018, 20h14 - Publicado em 9 ago 2010, 19h23

Muda, sim, embora isso aparentemente não aconteça com todas as espécies de aves. Segundo o ornitólogo Luis Fernando Silveira, da USP, “só poderemos responder a essa pergunta em algumas décadas, quando tivermos gravações do canto de um mesmo pássaro durante um longo período de tempo, para fazer comparações”.

Para outro ornitólogo, Marco Antonio Rego, o canto das aves evolui da mesma forma que a fala humana. “Assim como alguns idiomas humanos se adaptam e se modificam ao longo dos tempos, o padrão de vocalização dos pássaros, principalmente das espécies que transitam pelo planeta, também sofre alterações”, explica Marco Antonio. “Em alguns casos, a ave passa a cantar mais rápido, com timbre mais agudo ou com notas diferentes ao final do canto”, completa.