Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

O que define o grau das queimaduras?

Queimaduras de primeiro grau só causam vermelhidão. Já as de quarto grau vão até o osso

Por Redação Mundo Estranho Atualizado em 14 fev 2020, 17h47 - Publicado em 18 abr 2011, 19h00

Elas recebem essa classificação conforme a gravidade e a profundidade do ferimento. Quanto mais profunda a queimadura, maior o estrago. A de primeiro grau é superficial e causa apenas vermelhidão na pele, resultado da dilatação das veias – o que geralmente acontece quando tomamos muito sol. Na de segundo grau, os vasos se dilatam mais e parte do líquido em seu interior escapa, provocando bolhas. Água ou gordura ferventes sobre a pele – ou mesmo muitas horas de exposição ao sol – podem causar esse tipo de queimadura.

Na de terceiro grau, parte do tecido chega a ser destruído e é atingida também a camada de gordura logo abaixo da pele: a hipoderme. Há ainda as queimaduras de quarto grau, que atacam até os ossos e costumam acontecer em acidentes sérios como incêndios e explosões, que deixam a vítima carbonizada.

“Mas a gravidade de uma queimadura não depende apenas da profundidade, mas também da extensão”, diz o dermatologista Luiz Carlos Cucê, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Uma queimadura de segundo grau que atinge o corpo todo pode, assim, ser muito pior do que uma de terceiro grau localizada na mão.

Quanto mais profundo o ferimento, maior o grau

Queimaduras de primeiro grau só causam vermelhidão. Já as de quarto grau vão até o osso

Primeiro grau

São as queimaduras menos problemáticas. Os vasos sangüíneos que irrigam a superfície se dilatam, deixando a pele vermelha

Segundo grau

Com a dilatação das veias, uma parte de líquido transparente do plasma sangüíneo transborda, formando bolhas

Continua após a publicidade

Terceiro grau

Lesão grave, que provoca a destruição de parte da pele e de sua camada inferior – a hipoderme – atingindo o tecido adiposo (a gordura)

Quarto grau

Lesão gravíssima: destrói quase toda a pele, deixando-a carbonizada. Danifica até os ossos, podendo causar a morte

Leia também:

– Por que a água-viva queima?

– Queimadura de taturana pode matar?

– Qual o estado físico do fogo?

Continua após a publicidade
Publicidade