ILUSTRA Jonatan Sarmento
PERGUNTA Vitor Otaviano, Guarapari, ES
1. PLACAS COM SETAS
Para chegar até a pista de decolagem, os aviões seguem por pistas de rolamento (as taxiways). Nos cruzamentos, essas placas mostram os caminhos disponíveis. A pista de pouso é indicada pelos números de sua cabeceira e as taxiways por letras. O fundo preto indica onde o piloto está
2. LUZES
À noite, as laterais são sinalizadas com lâmpadas brancas. Nos últimos 600 m (ou no terço final), elas são amarelas. As brancas também são usadas no meio da pista e se tornam vermelhas nos 300 m finais. E um conjunto especial (cruzando a pista de uma lateral a outra) indica seu início (verde) ou fim (vermelha). Nas taxiways, são azuis
+ O que acontece entre o pouso e a decolagem de um avião?
+ Como funciona o controle de tráfego aéreo?
3. LETRAS
Alguns aeroportos usam pistas paralelas. A da direita (na perspectiva do piloto) recebe um R, de “right”, direita em inglês (a língua padrão da Organização de Aviação Civil Internacional). A da esquerda é designada com um L (“left”). Se houver uma terceira pista, central, ganha um C
4. NÚMERO
O valor na extremidade da pista é definido pela bússola. Por exemplo: 09 indica que aquela ponta está direcionada para o leste (que equivale a 90º na bússola). Portanto, a ponta oposta é a de número 27 (que equivale a 270º, ou seja, oeste). Se o piloto nota o número 18, por exemplo, já sabe que a pista aponta para o sul
5. PARES DE FAIXAS FINAS
O valor total revela o comprimento da pista. Essa contagem inclui o ponto de visada
1 par = até 900 m de comprimento
2 pares = de 900 a 1.199 m
3 pares = de 1.200 a 1.499 m
4 pares = de 1.500 a 2.399 m
6 pares = acima de 2.400 m
6. LINHA TRACEJADA
Serve para o piloto centralizar o veículo na decolagem ou no pouso. Mas, se houver um vento forte da lateral, ele desloca a aeronave levemente para o lado contrário ao da direção do vento
+ Como é feita a segurança nos aeroportos?
+ Como funciona a cabine de comando de um avião?
7. FAIXAS PARALELAS
Elas ficam localizadas a 150 m da cabeceira e delimitam o início da chamada zona de toque. É a partir dela que as rodas do avião devem tocar o asfalto na hora do pouso. Já os dois retângulos sólidos a cerca de 300 m da cabeceira são o “ponto de visada”: o lugar ideal para esse toque
8. PINTURA ZEBRADA
Não seja louco de querer atravessar nessa “faixa de “pedestre”! Ela indica os limites operacionais da pista. Ou seja, é a partir dela que o avião inicia a corrida para decolar. Trechos além dessa marcação são usados apenas como área de escape ou manobra. E seu total de listras indica a largura da pista:
4 listras = 18 m de largura
6 listras = 23 m
8 listras = 30 m
12 listras = 45 m
16 listras = 60 m
Descida no prumo
O Papi (sigla em inglês para “indicador de trajetória de aproximação de precisão), que fica na cabeceira da pista, indica o ângulo certo para o pouso. Ele é formado por quatro caixinhas com luzes e espelhos. De acordo com o ângulo de chegada, o piloto avista diferentes combinações de cores, que vão de quatro luzes brancas (o avião está alto demais) até quatro vermelhas (baixo demais)
CONSULTORIA Rafael Siqueira, técnico da área de gestão operacional da Infraero, e James Waterhouse, engenheiro aeronáutico e professor do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP), em São Carlos
FONTES Organização Internacional da Aviação Civil, Segurança Aviação Civil e sites Aviões e Músicas e Pilot’s Help