Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

“Os Padrinhos Mágicos” era uma metáfora sobre a depressão?

Será que o inocente desenho dos anos 90 na verdade representava as dores da depressão e o uso de remédios para combatê-la?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 30 mar 2023, 15h49 - Publicado em 9 mar 2017, 13h01

O LADO SOMBRIO

À primeira vista, a trama de Os Padrinhos Mágicos (1998-2001) parece simples: Cosmo e Wanda são duas fadas que atrapalham mais do que ajudam seu “afilhado”, Timmy, de 10 anos. Mas uma teoria popular na internet propõe outra interpretação: o garoto tinha depressão. E as criaturas, na verdade, eram antidepressivos famosos: Zoloft e Prozac.

AUTOMEDICAÇÃO

No primeiro episódio, é dito que os Padrinhos só surgem para uma criança quando há um problema – e somem quando ele é resolvido. Igualzinho aos remédios, que são suspensos após a alta do paciente. Da mesma maneira, as confusões geradas pelos poderes deles representam os efeitos colaterais do abuso do antidepressivo.

  • Relacionadas

Ó CÉUS, Ó VIDA

Timmy tinha muitos motivos para ter a doença. Ele era constantemente ignorado pelos pais. No episódio 23 da terceira temporada, o motivo veio à tona: eles queriam uma filha (e é por isso que Timmy só tem roupa rosa). Na ausência dos pais, quem cuida dele é a babá, Vicky. Mas, em vez de amor, ela só dá ordens e cascudos.

ME DÁ UMA DOSE!

O garoto não podia revelar a existência de Cosmo e Wanda, porque, afinal, ninguém podia saber que ele usava drogas! Já o professor Crocker queria as fadas para si porque era um viciado em crise de abstinência: na terceira temporada, foi revelado que ele também havia sido infeliz na infância e fora ajudado por “Padrinhos Mágicos“. Da mesma maneira, as outras fadas representariam drogas diferentes. Jorgen von Strangle, por exemplo, seria o anabolizante.

FONTES Sites Fairly Oddparents Wikia, Reddit, Psychology of TV Shows, Metacritic, TV Guide e EGM

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.