Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Por que a vaca e o boi estão sempre mastigando?

Porque são animais ruminantes, que fazem a digestão em dois tempos. “No primeiro momento, ainda no pasto, eles engolem o capim quase sem mastigar. Depois, em repouso, regurgitam o alimento em pequenas porções de volta à boca e fazem uma remastigação, para, em seguida, degluti-lo definitivamente”, afirma o zootecnista Fábio Prudêncio de Campos, da Escola […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 10h57 - Publicado em 18 abr 2011, 18h57

Porque são animais ruminantes, que fazem a digestão em dois tempos. “No primeiro momento, ainda no pasto, eles engolem o capim quase sem mastigar. Depois, em repouso, regurgitam o alimento em pequenas porções de volta à boca e fazem uma remastigação, para, em seguida, degluti-lo definitivamente”, afirma o zootecnista Fábio Prudêncio de Campos, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da USP, em Piracicaba. Uma das explicações para esse comportamento é instintiva: em campo aberto, o animal estaria mais vulnerável ao ataque de predadores e, por isso, tem que comer rapidamente. Somente quando vai para um lugar mais seguro é que ele termina de digerir o alimento. Na primeira fase da digestão, o capim segue direto para o rúmen, como é chamado o maior compartimento do estômago bovino. Lá, é quebrado para produzir aminoácidos e vitaminas.

Na segunda etapa, o alimento volta à boca, graças a movimentos de contração do rúmen e do retículo, cavidade que ajuda a empurrar o alimento para fora. O animal, então, mastiga como se mascasse um chiclete. Depois, o capim retorna ao rúmen, é fermentado e passa por outros dois compartimentos: o omaso, onde o excesso de líquido é absorvido, e, por fim, o abomaso, onde ocorre a digestão química do alimento.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.