Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Por que as seleções de futebol não usam patrocínio no uniforme?

Porque a Fifa proíbe a exposição de marcas em jogos oficiais. A única marca que pode aparecer no uniforme dos jogadores é a do fornecedor de material esportivo e, mesmo assim, tem que respeitar parâmetros rigorosos. Em jogos oficiais, a logomarca pode aparecer apenas uma vez na camisa, em cada pé do meião, no calção […]

Por Artur Louback Lopes
Atualizado em 22 fev 2024, 11h17 - Publicado em 18 abr 2011, 18h47

Porque a Fifa proíbe a exposição de marcas em jogos oficiais. A única marca que pode aparecer no uniforme dos jogadores é a do fornecedor de material esportivo e, mesmo assim, tem que respeitar parâmetros rigorosos. Em jogos oficiais, a logomarca pode aparecer apenas uma vez na camisa, em cada pé do meião, no calção e em cada luva do goleiro, ocupando no máximo 20 cm2 em cada lugar. Só não há restrições para chuteiras e uniformes de treino. O rigor do regulamento tem uma finalidade bem clara: a Fifa não quer que seus patrocinadores oficiais dividam espaço com outras marcas, que, se fossem expostas no uniforme das seleções, não lhe renderiam dinheiro nenhum. Esse exclusivismo permite que a entidade cobre um “cachê” bem salgado das marcas que patrocinam seus eventos. Atualmente, pelo menos até a próxima Copa, 15 patrocinadores pagam 40 milhões de dólares por ano para estampar suas logomarcas em placas na beira do gramado e nas transmissões dos grandes torneios (Copa do Mundo, Mundiais Sub-20 e Sub-17, Olimpíadas etc.). Em 2000, o Comitê de Estudos Estratégicos da Fifa chegou a analisar uma proposta de liberação de logomarcas em camisas de seleções e nas camisas dos juízes apenas em amistosos, mas decidiu manter a proibição. Afinal, em time que está ganhando não se pode mexer.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.