Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Por que os animais nadam com a barbatana para fora d’água?

Não é para assustar banhistas. É que os tubarões vivem nas camadas mais rasas dos oceanos e costumam nadar bem próximos da linha d’água quando estão em busca de alimento, fazendo o patrulhamento da área ou simplesmente migrando de um lugar para outro. “Quando um tubarão chega à superfície, a nadadeira dorsal pode ficar exposta […]

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h12 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Não é para assustar banhistas. É que os tubarões vivem nas camadas mais rasas dos oceanos e costumam nadar bem próximos da linha d’água quando estão em busca de alimento, fazendo o patrulhamento da área ou simplesmente migrando de um lugar para outro. “Quando um tubarão chega à superfície, a nadadeira dorsal pode ficar exposta ou não”, afirma o biólogo Otto Bismarck Gadig, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em São Vicente (SP). O exibicionismo sinistro, quando acontece, também serve para outra coisa. “A nadadeira dorsal tem uma função importante para a navegação, que corresponde às quilhas ou lemes das embarcações”, diz Otto. As espécies mais vistas com a barbatana de fora são o tubarão-martelo, o tubarão-azul, o tubarão-tigre e o tubarão-baleia. No total, existem mais de 300 espécies desse animal, mas nem todas representam ameaça para os humanos. O tubarão-baleia, por exemplo, pode atingir 15 metros de comprimento e pesar várias toneladas, mas se alimenta de plâncton e é inofensivo. Estima-se que 100 pessoas sejam atacadas por tubarões todos os anos no planeta, sendo que 25% dos casos são fatais.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.