Talvez. Depende de como interpretamos os tratados internacionais que regulam a atividade humana no oceano – eles obviamente, não versam sobre vacinas.
Não há limite. Embarcações com menos de dois metros de largura já atravessaram o Atlântico – e sobreviveram para contar a história
Dispositivo desenvolvido por pesquisadores da UFPE permite cultivar espécies ameaçadas a partir de pequenos fragmentos que já estão 50% mortos – e então reinseri-los recuperados em seu habitat natural.
Navio petroleiro Safer, abandonado no Mar Vermelho desde 2015, corre risco de vazamento.
Carambola-do-mar estava a 3,9 mil metros de profundidade, próxima à costa de Porto Rico, e foi flagrada por um robô operado remotamente.
Pesquisa canadense identificou microfibras em águas do Ártico – uma única calça pode liberar até 56 mil delas durante a lavagem.
Artigos publicados na revista "Nature" sugerem que o astro guarda um oceano em seu interior – além de contar com atividades vulcânicas.
Um cargueiro japonês derramou cerca de mil toneladas de óleo nas Ilhas Maurício. Moradores locais estão usando folhas e até cabelo para tentar limpar a região
Os resíduos podem prejudicar desde o ecossistema marinho da região até a saúde de moradores locais.
Os micróbios foram encontrados no subsolo do Oceano Pacífico e podem ser os organismos mais velhos ainda vivos de que se tem conhecimento.
A pandemia de covid-19 intensificou o uso de máscaras, luvas, sacolas e embalagens – e já dá para perceber os danos ao meio ambiente.
Sim. Também existe mar abaixo do nível do mar. O nível do mar é só uma média.
Kathy Sullivan desceu 11 quilômetros até a Depressão Challenger, na Fossa das Marianas. Antes dela, apenas outras sete pessoas já haviam feito o mesmo.
Estima-se que 60% dos corais tenham adquirido aspecto esbranquiçado em algum grau. É a maior área já afetada na história.
O sifonóforo do comprimento de um prédio foi avistado por pesquisadores em cânion submerso no Oceano Índico. Conheça outros seres bizarros da mesma região.
Peças do tipo são feitas de um polímero de nome complicado: acrilonitrila butadieno estireno. E podem ser mais resistentes à ação do tempo que você imagina.
Pesquisa pode contribuir nos estudos das primeiras vidas unicelulares que surgiram no planeta.
Variações nos ventos, na temperatura e na salinidade da água do mar produzem e orientam um imenso sistema global de circulação de correntes oceânicas.
Depende: as áreas adjacentes ao litoral, até uma certa distância, ficam sob controle dos países.
Elas ocorrem quando conjuntos de ondas vindos de direções diferentes se cruzam perpendicularmente no litoral. E são bem perigosas para embarcações.