Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Por que os cães estão sempre com a boca aberta?

Eles utilizam a boca para transpirar e, assim, controlar a temperatura do corpo. Os cães ficam de boca aberta – ofegando e respirando aceleradamente – com mais freqüência em dias quentes ou após algum exercício físico, como uma corrida. “Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas (que produzem o suor). Por isso, efetuam a perda de […]

Por Cako Facioli
Atualizado em 22 fev 2024, 11h03 - Publicado em 18 abr 2011, 18h53

Eles utilizam a boca para transpirar e, assim, controlar a temperatura do corpo. Os cães ficam de boca aberta – ofegando e respirando aceleradamente – com mais freqüência em dias quentes ou após algum exercício físico, como uma corrida. “Os cachorros não possuem glândulas sudoríparas (que produzem o suor). Por isso, efetuam a perda de calor pela língua. A transpiração ocorre também pelo focinho e pelas almofadinhas das patas. Porém, como o focinho é pouco irrigado e as almofadinhas ficam em contato constante com o chão, a transpiração por esses locais acontece em menor escala”, diz o veterinário José Bruno de Sousa, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Ceará. Com os gatos, que também não têm glândulas sudoríparas espalhadas pelo corpo, a troca de calor acontece de outra forma: por meio de lambidas. Além de manter o animal limpo, as lambidas são um eficiente método de controle de temperatura nos bichanos.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.