Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

Quais são os animais que mais fazem sexo?

Ainda não existe um ranking científico sobre isso, mas os leões são os amantes que aparentam ter o maior apetite sexual do reino animal

Por Redação Mundo Estranho
Atualizado em 22 fev 2024, 11h06 - Publicado em 18 abr 2011, 18h52

Talvez em função da grande quantidade de espécies existente no mundo e da dificuldade em fazer um acompanhamento constante de seus hábitos sexuais, nenhum pesquisador nunca elaborou um ranking científico sobre isso.

Para complicar ainda mais, os cientistas desconhecem a frequência da atividade sexual dos insetos, uma das classes com maior número de espécies diferentes – cerca de 1 milhão já descritas. Sabe-se, no entanto, que, entre os mamíferos, os predadores que estão no topo das cadeias alimentares copulam mais do que os que são presas. O motivo é simples: como os predadores não sofrem a ameaça de outros animais, podem se deliciar com o sexo calmamente e com mais frequência.

“Já as possíveis presas precisam copular rapidamente, até como uma estratégia de sobrevivência. É o que acontece com os coelhos, por exemplo”, afirma o geneticista Renato Zamora Flores, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Dentro dessa lógica, os leões são os amantes que aparentam ter o maior apetite sexual do reino animal. “O casal copula dezenas de vezes no espaço de poucas horas e a fêmea até atiça o macho quando ele está todo caído e cansado”, diz o etólogo (estudioso do comportamento animal) César Ades, da USP.

Outra espécie bem chegada a uma extravagância sexual é a dos bonobos (Pan paniscus), embora a especialidade desse tipo de chimpanzé não seja a quantidade de relações e sim o modo como fazem. Não é raro vê-los executando as mais ousadas peripécias sexuais pendurados em árvores. “Eles vivem como se fossem uma grande família de maridos, esposas e filhos em comuns. Ao observá-los, temos a impressão de uma anarquia sexual: sexo entre adultos e crianças, entre mais de dois indivíduos, em posições inimagináveis”, afirma Renato Flores.

Rei da selva e da transa

O leão, até onde sabem os especialistas, é o grande campeão em atividade sexual. Há registros de que, no período fértil, machos e fêmeas fazem sexo cerca de 50 vezes por dia. Outro estudo aponta que, quando no cio, a fêmea é capaz de copular a cada 15 minutos

Continua após a publicidade

À moda

No aspecto sexual, os bonobos são os primatas que mais se parecem com nós, seres humanos. Eles são sexualmente vorazes e fazem impensáveis extravagâncias quando estão copulando. Entre eles, é comum o comportamento bissexual

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.